William Shakespeare

William Shakespeare

Naturalidade:
Stratford-upon-Avon, Inglaterra

Data de batismo:
26 de abril de 1564

Morte:
23 de abril de 1616

Embora sejam poucas as certezas sobre a vida de William Shakespeare, acredita-se que terá nascido em Stratford-upon-Avon, no condado inglês de Warwickshire, e que terá sido batizado no dia 26 de abril de 1564. O seu nascimento poderá então ter acontecido a 23 de abril, isto tendo em conta o antigo costume de batizar as crianças três dias depois de nascerem. Criado numa quinta, foi o terceiro de oito filhos de um vereador local. Aos 18 anos, casou com uma mulher de 26 chamada Anne Hathaway, com a qual teve três filhos.

Não se sabe ao certo o que o motivou para a escrita nem quando terá efetivamente começado a escrever, mas nas últimas décadas do século XVI o nome de Shakespeare começa a surgir associado ao teatro londrino. Trabalha como ator, mas é como dramaturgo que ganha reputação e um lugar de destaque na sociedade da época. Escreve dezenas de comédias (entre as quais Sonho de uma Noite de Verão e Muito Barulho por Nada), tragédias (como Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet, Rei Lear ou Otelo) e dramas históricos (dos quais se destaca Ricardo III). Muitas destas são baseadas em factos reais e outras em histórias já existentes e às quais Shakespeare confere um maior dramatismo e uma estrutura narrativa diferente. Deixa, além das peças, mais de uma centena de sonetos e outros poemas.

Com a entrada no século XVII, desaparece gradualmente dos grandes palcos de Londres. Alguns historiadores acreditam que retorna a Stratford-upon-Avon. Morre no dia 23 de abril de 1616, possivelmente o dia do seu 52.º aniversário, e é enterrado sob uma laje de pedra na qual é gravada uma maldição contra qualquer pessoa que mova os seus ossos.

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: