Batman: 75 anos depois

Se há coisa que Batman prova é que não são preciso superpoderes para se ser um super-herói. Ajuda, é claro, ter recursos financeiros ilimitados, um mordomo de extrema confiança, um sentido de justiça aguçado e um desejo enorme de vingar o bem.

Quem é Batman

Poderes: tecnologia de última geração, conhecimentos de arte marciais excecionais, estratégias de combate, recursos financeiros ilimitados, brilhantes competências dedutivas de detetive.
___________________
Ocupação: CEO da Wayne Industries.
____________________
AKA: Também conhecido como: Cavaleiro das Trevas ou Homem-Morcego.
Batman_Artigo

75 anos depois continua a ser um dos super-heróis mais mediáticos e temidos de sempre. O herói de capa negra, inspirado nos morcegos, marcou para sempre o universo dos quadrinhos e da literatura com obras clássicas como Ano Um (David Mazucchelli e Frank Miller, DC Comics), Cavaleiro das Trevas (Frank Miller e Klaus Janson), Asilo Arkham (Grant Morrison e Dave Mckean, Titan Books) e A Piada Mortal (Brian Bolland e Alan Moore, DC Comics).
A par de toda a sua parafernália de gadgets tecnológicos, a sua sede de vingança é célebre. A história é conhecida: uma saída à noite que acabou em tragédia, quando a caminho de casa o seu pai, Thomas, e a sua mãe, Marta, se aventuram acidentalmente por um beco na cidade de Gotham e são abordados por um criminoso. Este, não se contentando em assaltar o casal, mata-os e desaparece na escuridão. No fundo, o crime acaba por definir a vida de Bruce, na medida em que ao ajoelhar-se perto do corpo dos pais o jovem jura vingá-los, tornando-se uma das maiores armas na luta contra o crime – o Batman.
A grande questão de Batman, como para muitos dos super-heróis, é a sua predisposição para o conflito interno sobre o que separa o bem e o mal e qual a extensão das suas consequências (existiria um Joker se não existisse um Batman?). O que nos assusta mais e, simultaneamente, atrai em Batman é exatamente a dúvida constante se sacrificará a sua humanidade ou não pelo caminho. No fundo, qualquer leitor mais atento e envolvido quer que Batman derrote os “maus” a qualquer custo, não evitando temer sempre o pior: que o cruzado negro se deixe levar por aquilo que combate.

Como tudo começa
Aos 14 anos, Bruce resolve fazer uma viagem que o leva a todos os continentes, sempre na procura de novas formas de combate. Estuda criminologia, ciência forense e psicologia criminal. Aprende artes marciais, dominando todos os estilos. Com o tempo, Bruce torna-se uma arma viva para combater o crime e a injustiça. No entanto, ao regressar à cidade de Gotham, Bruce percebe que tem de incutir primeiro o medo no coração dos seus inimigos. Nasce o “homem morcego”, inspirado no animal que o assustava tanto em criança.
A primeira vez que Batman apareceu foi no livro de banda desenhada Detective Comics #27, que chegou às livrarias a 30 de março de 1939, com desenhos de Bob Kane e argumento de Bill Finger. Em Portugal teria a sua estreia em 1972, nas páginas do Diário Popular, com a primeira história publicada no Jornal do Cuto, em 1977. Para comemorar os três quartos de século do homem-morcego, a DC Comics e o grupo Warner Bros criaram uma série de eventos e homenagens ao longo de 2014. Além de um site especial (www.batman75.com) e conteúdo exclusivo na página de facebook (www.facebook.com/batman), está  programada uma exposição de arte em que 20 artistas foram convidados a interpreter a personagem.
Uma coleção especial e limitada de produtos, brinquedos e action figures baseadas em todas as fases do personagem também deve ser lançada este ano.
Ainda como parte das celebrações do 75.º aniversário a DC Entertainment declarou o 23 de julho como o dia Batman.
Neste dia, por todos os Estados Unidos da América, centenas de livrarias aderem à comemoração e entregam aos fãs uma edição especial, gratuita, do Detective Comics #27, agora desenhado por Chip Kidd e com argumento de Brad Meltzer.

Livro_Batman_CelebrationBatman A Celebration
of 75 Years
_________
DC Comics

A maior parte das comemorações do ano de Batman acontecem nos EUA, mas existe uma peça que todos os fãs vão poder ter: o livro que celebra os 75 anos do homem-morcego. Este novo livro reúne as melhores histórias de Batman de todos os tempos, organizadas segundo as épocas, onde não faltam os vilões que todos conhecemos como Joker, Penguin, Catwoman, Enigma e muitos mais.

De Nova Iorque para Gotham
No início Batman vivia em Nova Iorque mas mais tarde, os escritores resolveram fazer com que Batman habitasse uma cidade fictícia para terem liberdade de fazer o que quisessem no seu próprio mundo. Uma coisa é certa: Gotham é a personificação de
todas os personagens relacionadas com Batman, porque ao mesmo tempo que os cria, sofre com as consequências de os ter criado. A cada nova versão de Batman, Gotham é remodelada para servir a nova realidade. Porém, uma coisa nunca muda: Gotham continua a ser a cidade do crime e onde há crime, existem super-heróis.

 

Outros Heróis Com problemas pessoais

PEterPanNão querer crescer não é uma questão fácil de resolver, até porque é difícil parar o relógio. No entanto,
Peter Pan vive na Terra do Nunca em constante atrito com Capitão Gancho e companhia. Aventuras polvilhadas com pó de fada, que ao termos pensamentos felizes permitem voar. Nada como ter uma Sininho por perto para alimentar os sonhos.

Gostou? Partilhe este artigo:

HomemAranhaEm conflito eterno sobre se é merecedor ou não dos poderes que tem, o Homem-Aranha ganhou
os seus poderes num acidente. A partir daí tudo se resume à velha questão: um super-herói faz mais mal do que bem ao funcionar como um íman para vilões?

Gostou? Partilhe este artigo:

ObelixAdora uma boa batalha com romanos e coleciona os seus capacetes de legionário. No entanto, é extremamente tímido e não percebe muito bem porque é que as outras pessoas não adoram receber menires. Caiu no caldeirão da poção mágica em pequeno, o que o torna possuidor de uma força sobre humana.

Para os fãs de Asterix e Obélix existe a página oficial http://asterix.com com notícias, jogos e galeria de imagens da dupla de gauleses.

Gostou? Partilhe este artigo:

Gostou? Partilhe este artigo:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *