Banda desenhada: por onde começar?

banda-desenhada-revista-estante-fnac

Queres dar os primeiros passos no mundo da banda desenhada? Existem nas livrarias histórias aos quadradinhos para todos os gostos e idades. Descobre algumas das principais referências do género.


EUROPEIA


ASTÉRIX
René Goscinny e Albert Uderzo

Pode uma pequena aldeia da Gália antiga resistir à invasão romana? Pode. E tem-no f†eito desde 1959, pela mão de Astérix e Obélix, com resultados hilariantes. E em mais de 100 idiomas.

TINTIN
Hergé

Sabias que Portugal †foi o primeiro país do mundo a publicar as aventuras de Tintin a cores? Aconteceu em 1936, mas o intrépido repórter belga continua ainda hoje a ser um dos grandes ídolos da BD.

LUCKY LUKE
Morris

Nesta paródia aos westerns, Lucky Luke é-nos apresentado como um pistoleiro que é mais rápido do que a própria sombra. Literalmente. Costumava andar sempre com um cigarro na boca, mas Morris retirou-lhe o tabaco em 1983.

GASTON
André Franquin

Nasceu nos bastidores de Spirou e Fantásio, mas acabou por ganhar as suas próprias histórias em 1960. Quem é Gaston Lagaffe? Um simples †funcionário de escritório. Que muito raramente trabalha.


MANGA


DRAGON BALL 
Akira Toriyama

Todos conhecemos a série televisiva, mas Dragon Ball começou por ser um manga, em 1984. O autor baseou-se no romance Jornada ao Oeste, do chinês Wu Cheng’en, para criar o enredo.

NARUTO 
Masashi Kishimoto

Naruto Uzumaki é um rapaz que tem o sonho de se tornar um mestre ninja. É também um dos personagens mais populares da BD. Curiosamente, o autor começou por imaginá-lo como aprendiz de †feiticeiro.

YU-GI-OH!
Kazuki Takahashi

Inicialmente pensado como manga de terror, Yu-Gi-Oh! conta a história de Yugi, um rapaz que soluciona o Puzzle do Milénio e se vê possuído pelo espírito de um antigo jogador.

DEATH NOTE 
Tsugumi Ohba e Takeshi Obata

O ilustrador Takeshi Obata baseou-se na Bíblia Sagrada para desenhar o caderno que, nesta história, vai parar às mãos de um jovem estudante, dando-lhe o poder de matar qualquer pessoa.


HERÓIS


MARVEL COMICS

Hulk, Homem-Aranha, X-Men e Capitão América são alguns dos muitos super-heróis que povoam o universo Marvel. Sabias que, só em 2016, estrearam no cinema quatro f†ilmes baseados nestes livros?

DC COMICS

Batman e Super-Homem são os cabeças-de-cartaz, mas as aventuras da DC (iniciais de “Detective Comics”) também incluem supergrupos como o Esquadrão Suicida.


HUMOR


TURMA DA MÔNICA
Maurício de Sousa

Bidu, um cão azul, †foi o primeiro personagem criado, em 1959. A turma aumentou depois com Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e imensos outros personagens que vivem histórias cómicas, †filosó†ficas e até meta†ficcionais.

CALVIN & HOBBES
Bill Watterson

Calvin é um menino de 6 anos. Hobbes é um tigre de peluche, mas também o seu amigo imaginário. Adotando um tom in†fluenciado por Peanuts, protagonizaram imensas tiras satíricas entre 1985 e 1995.

MAFALDA 
Quino

Um clássico nascido na Argentina, esta é uma coleção de tiras humorísticas de uma criança com problemas bem adultos. Ou não estivesse sempre preocupada com o ambiente e a paz mundial.

GARFIELD 
Jim Davis

Adora lasanha e detesta as segundas-†feiras. Os seus dias são passados a comer, dormir e beber caf†é. Quem não inveja as rotinas deste divertido gato cor de laranja?


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: