De Astérix a Tintin: os heróis da banda desenhada que deves conhecer

asterix-revista-estante-fnac

Se és fã de banda desenhada e queres conhecer o que de melhor vem dos criadores franco-belgas, este artigo é imperdível. Conhece os grandes heróis.


1507-1-2

Astérix e a Transitálica
René Goscinny, A. Uderzo, Jean-Yves Ferri e Didier Conrad

Astérix


Desde 1959 que Astérix, Obélix e companhia nos levam de aventura em aventura com o seu humor imbatível. Queres conhecer os personagens que já venderam mais de 370 milhões de livros em todo o mundo? Nada como te aventurares com eles.

Hoje recomendamos-te o volume Astérix e a Transitálica, no qual os nossos heróis partem à descoberta do reino e dos habitantes italinos que, surpreendentemente, têm mais em comum com os gauleses do que, à partida, possam pensar. Perceberás rapidamente porque se trata de uma das mais populares séries de banda desenhada de todos os tempos.


O-Bastao-de-Licurgo

O Bastão de Licurgo
Yves Sente e André Juillard

Blake e Mortimer


Philip Mortimer, cientista britânico, e Francis Blake, membro do MI5, foram dois dos primeiros personagens a aparecerem na revista de BD franco-belga Tintin, em 1946. Criados pelo escritor e artista Edgar P. Jacobs, rapidamente se tornaram um sucesso por combinarem temas flagrantes: espionagem, tecnologia e ficção científica.

Neste icónico volume, O Bastão de Licurgorecuamos à primavera de 1944 para que os heróis garantam a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e os preparem para uma eventual terceira. Juntos ver-se-ão no meio de uma guerra tecnológica entre as grandes potências mundiais, ao mesmo tempo que fazem frente ao vilão Olrik. Desafiante? Nem imaginas quanto!


Lucky Luke


Sabias que o pistoleiro conhecido por ser mais rápido do que a própria sombra já tem mais de 70 anos? Criado em 1946 pelo cartoonista belga Morris, chegou a ser desenvolvido por René Goscinny, um dos criadores de Astérix, e ultrapassou os 300 milhões de livros vendidos.

Neste mais recente volume, A Terra Prometida, Lucky Luke recebe um pedido de um amigo para escoltar uma família de judeus da Europa de Leste até ao Oeste selvagem. Na companhia do seu inseparável cavalo Jolly Jumper, o herói parte de viagem com um avô extremamente religioso, uma mãe determinada a empanturrá-lo, uma jovem rapariga que procura o marido dos seus sonhos e um menino altamente traquina e irrequieto.


Michel-Vaillant-Vol-1

Michel Vaillant – Volume 1: Em Nome do Filho
Denis Lapière, Philippe Graton, Marc Bourgne e Benjamin Benéteau

Michel Vaillant


O cartoonista francês Jean Graton criou, em 1957, uma estrela da Fórmula 1. Deu-lhe o nome de Michel Vaillant. Mais de 70 volumes depois, não há circuito automobilístico internacional que não receba este grande piloto.

No entanto, esta história é muito mais complexa do que aparenta, já que a equipa e a família de Vaillant têm outros grandes desafios fora da pista: como podem acompanhar a evolução da indústria automóvel e da sociedade? Como podem dar continuidade a uma maré de vitórias nas várias competições e conduzir e empresa ao estrelato? Nada como começares a descobrir neste primeiríssimo volume.


Os Túnicas Azuis


Que melhor forma de compreender e retratar a guerra do que com humor? É isso que fazem o sargento Chesterfield e o cabo Blutch na série Os Túnicas Azuis, criada em 1968 pelo autor belga Raoul Cauvin.

O título, caso estejas a questionar-te, é uma referência ao exército da União (o Norte) que combateu na Guerra Civil Americana. Queres ter um “gostinho” das aventuras hilariantes destes heróis? Neste primeiro volume, Os Cavaleiros do Céu, Chesterfield e Blutch são destacados para “irem pelos ares” de forma a testarem uma nova invenção para espiar o inimigo: o aeróstato. Isto promete.


Spirou-e-Fantasio-em-Toquio

Spirou e Fantásio em Tóquio
Jean-David Morvan e José Luis Munuera

Spirou


A famosa dupla de jornalistas Spirou e Fantásio ainda não parou de percorrer o mundo desde 1938, altura em que os personagens foram criados para inaugurar a revista de BD Spirou. O volume Spirou e Fantásio em Tóquio é apenas uma amostra daquilo que podes esperar sempre que quiseres a companhia destes heróis e do seu esquilo de estimação Spip.

Neste livro, Spirou e Fantásio são convidados para a inauguração de um assombroso parque de diversões em Edo – agora chamada de Tóquio – que reconstitui o Japão medieval. No decorrer da viagem, é-lhes confiada uma grande missão: encontrar duas crianças com poderes paranormais que foram capturadas por um gangster japonês. Estás pronto para uma perseguição a ritmo vertiginoso pelas ruas da capital do país do Sol Nascente?


Tintin


Estávamos em 1929 quando o autor belga Hergé começou a publicar as histórias de Tintin, do seu cão Milou, do capitão Haddock e dos irmãos Dupond e Dupont. Rapidamente se tornaram um sucesso à escala global e hoje, quase 90 anos volvidos, contam-se mais de 200 milhões de exemplares vendidos. Já resolveste algum caso com estes heróis? Está na altura de o fazeres.

Podes começar pelo volume O Caso Girassol, que te convida a analisar uma sequência de vários acontecimentos estranhos (e ameaçadores) no castelo de Moulinsart. As pistas acabam por levar Tintin e companhia até ao laboratório do professor Girassol, que viajou para a Suíça e parece estar em perigo. Conseguirão os nossos heróis desvendar o mistério e escapar a vários ataques, ciladas e planos maquiavélicos? Cabe-te a ti descobrir.


Por: Carolina Morais
Fotografia: 2016 Les Éditions Albert René

Gostou? Partilhe este artigo: