Anabela Teixeira: “Há muitas opções para se ser saudável em Portugal”

Se com pouco esforço podemos preservar o ambiente e, simultaneamente, ser mais saudáveis e felizes, porque não fazê-lo? Bastam pequenas mudanças a nível de alimentação, higiene e lazer, que podes aprender a fazer com a autora de Voltar à Terra.

Voltar-a-Terra

Voltar à Terra
Anabela Teixeira
Arena

Como surgiu a ideia para este livro?

Em 2011 fiz uma personagem numa telenovela que tinha cancro. Foi uma performance intensa e que mudou a minha vida, pelos testemunhos que me ofereceram e por aquilo que li, como o livro Anticancro – Uma Nova Maneira de Viver.

Comecei aos poucos a introduzir produtos de alimentação biológica, a fazer limpezas ecológicas, a comprar produtos biológicos para o corpo e o rosto. Foi crescendo em mim uma vontade de fazer algo que pudesse partilhar não apenas com as pessoas que me estão mais próximas, mas com o público em geral. Assim nasceu Voltar à Terra, que começou por ser um blogue, depois um espetáculo de teatro e agora um livro.

Quais são as atividades amigas do ambiente que mais recomenda?

No livro podem encontrar várias propostas de lugares para passar férias onde o respeito pela natureza é fundamental – daí a designação eco-friendly. São referidas atividades como meditação, yoga e caminhadas pedestres na natureza; também eventos ligados à sustentabilidade, como o Greenfest, o Green Weekend de Paredes de Coura e o festival Zim.

No blogue Voltar à Terra partilho ainda experiências como workshops de comida saudável e partilhas de sementes. Há muitas opções para se ser saudável em Portugal!

No que toca à alimentação, que cuidados devemos ter para respeitarmos o ambiente?

É preciso voltar às árvores, à criação de animais ao ar livre, aproveitar os recursos naturais e nacionais. Os meus avós eram agricultores. Desde os 4 anos que estar perto da natureza é, para mim, como ter um tesouro.

Sentia-me privilegiada por poder viver no meio da floresta. O medo das trovoadas, as rezas da minha avó, brincar com as pedras, ir com as minhas tias muito cedo levar a merenda ao meu avô que, no cimo da serra, tirava resina dos pinheiros, dormir sestas debaixo das árvores, apanhar batatas, pisar as uvas na adega. O sabor das batatas cozidas, esmagadas com tomate e azeite, sempre me ficou na memória como um sabor único, natural. Um sabor que agora tento recuperar nas conversas com agricultores com as mesmas preocupações e ligação à terra que conheci nos meus avós.


+4 LIVROS PARA SERES ECOLÓGICO


Casa-Limpa-Casa-Ecologica

Casa Limpa, Casa Ecológica
Nathalie Boisseau
Arteplural

Descobre alternativas 100% ecológicas e eficazes para limpar a casa. Diz adeus aos produtos tóxicos.

1507-1-11

Cosmética e Saboaria Natural
Dulce Mourato e Filipa Falcão
Prime Books

Um autêntico livro de receitas mas com soluções naturais na área da cosmética.

Dormir-Nu-e-Ecologico

Dormir Nu é Ecológico
Vanessa Farquharson
Editorial Presença

Simples gestos no nosso dia a dia fazem a diferença no ambiente. Dormir nu, claro, é um deles.

Desperdicio-Zero

Desperdício Zero
Bea Johnson
Editorial Presença

Aprende a viver de acordo com a famosa filosofia de desperdício zero. Não só pouparás dinheiro, como estarás a contribuir para a tua saúde e a do planeta.


Por: Carolina Morais

Gostou? Partilhe este artigo: