Alexandra Lucas Coelho

revista-estante-fnac-autores-portugueses-alexandra-lucas-coelho

Alexandra Lucas Coelho

Naturalidade:
Lisboa, Portugal

Data de nascimento:
1967

Primeiro livro publicado:
Oriente Próximo (2007)

Alexandra Lucas Coelho começa por estudar Teatro, no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (IFICT), mas acaba por se licenciar em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa.

No início de 1987, tira a carteira de jornalista e começa a trabalhar como repórter, primeiro na rádio e, a partir de 1998, no Público. No papel de correspondente, viaja um pouco por tudo o mundo — Rússia, Israel, Médio Oriente, Ásia Central, México, Brasil, etc. Da experiência retira não só diversos prémios — como os que lhe são atribuídos pelo Clube Português de Imprensa e pela Casa da Imprensa, ou ainda o Grande Prémio Gazeta, em 2005 —, mas inspiração para a escrita de livros.

Começa pelos relatos de viagem, com Oriente Próximo (2007), Caderno Afegão (2009), Viva México (2010) e Tahrir! (2011); já em 2012, publica pela primeira vez um romance: E a Noite Roda. Deixa, pouco depois, os quadros do Público — mantendo-se, contudo, como cronista e colaboradora do jornal —, a fim de se concentrar na escrita de livros. A aposta revela-se acertada, já que nesse mesmo ano o seu romance vence o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

Vai morar para o Brasil e escreve um novo relato de viagem, Vai, Brasil (2013); volta a Portugal, mais concretamente ao Alentejo, e lança um novo trabalho de ficção: O Meu Amante de Domingo (2014). Permanece-lhe o desejo de ir mudando de ares para continuar com a cabeça cheia de livros.

Gostou? Partilhe este artigo:

Grande entrevista a Alexandra Lucas Coelho

HP_Alexandra_LucasCoelho

Ler entrevista ou ver vídeo

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: