Trocámos o futebol pelos livros: A nossa seleção

futebol-livros-seleção-revista-estante

Em ano de Mundial de Futebol, pedimos a vários “players” da FNAC para imitarem Fernando Santos e convocarem o seu próprio onze. De literatura portuguesa, é claro.


GUARDA-REDES


armando-alves

O Algoritmo Mestre
Pedro Domingos

“A melhor forma de vencer o medo da inteligência artificial é conhecendo-a. Natural de Lisboa e investigador em Washington, Pedro Domingos mostra-nos como os diversos algoritmos que gerem a nossa vida podem mudá-la de forma positiva no futuro.”

Armando Alves
Responsável de Marketing Digital e de Cliente

DEFESAS


joao-ferreira

O que Diz Molero
Dinis Machado

“Uma pequena obra-prima inigualável da nossa literatura pela irreverência da narrativa – fluida e alucinante – num palco de personagens fugazes. Um exemplo de revolução literária pós-25 de Abril.”

João Ferreira
FNAC Faro

sara-pinto

Obra Poética
Sophia de Mello Breyner Andresen

“A poesia de Sophia ensinou-me o valor da liberdade, a angústia da opressão, a importância de procurar ‘A Forma Justa’. Lê-la é um constante reencontro com palavras claras e limpas, inteiras na beleza, na coragem e numa rara consciência humanista.”

Sara Pinto
FNAC Gaia

liliana-silva

A Boneca de Kokoschka
Afonso Cruz

“Dresden destruída pelos aliados. Uma boneca construída por amor. Um enredo labiríntico povoado por personagens singulares. Ler Afonso Cruz é como assistir a um truque de magia: sabemos que estamos a ser enfeitiçados mas recusamos admiti-lo. Um livro inesquecível, com ilustrações do autor e que lhe rendeu o Prémio Camilo Castelo Branco.”

Liliana Silva
FNAC Vila Real

fernando-lopes

A Chama Imensa
Ricardo Araújo Pereira

“Um livro bem ao estilo do autor, repleto de bom humor e uma escrita cheia de qualidade, bem acima da média, ou não fosse Ricardo um dos melhores escritores, pensadores e personalidades do atual panorama cultural português. Um must have!”

Fernando Lopes
FNAC Viseu

MÉDIOS


sandra-costa

Os Loucos da Rua Mazur
João Pinto Coelho

“Um romance bem estruturado. Capta a atenção do leitor quer pelo tema, quer pela construção em tempos paralelos: um na Segunda Guerra Mundial e outro no mundo atual. Apresenta uma visão inédita da tragédia da Polónia resultante das invasões russa e nazi.”

Sandra Costa
FNAC Lagos

daniel-neves

Uma Viagem à Índia
Gonçalo M. Tavares

“Um mapa do imaginário do autor e da sua qualidade. A primeira epopeia portuguesa do século XXI, que nos dá uma perspetiva completamente diferente daquilo que outrora foi escrito e visto por Camões (em Os Lusíadas) e por Pessoa (em Mensagem).”

Daniel Neves
Gestor de Conteúdos

filipa-machado

Comer/Beber
Filipe Melo e Juan Cavia

“Há coisas que não mudam, como os textos ricos de Filipe Melo e as ilustrações brilhantes de Juan Cavia. Contudo, em Comer/Beber, os autores da que é provavelmente a melhor série de BD portuguesa – Dog Mendonça e Pizzaboy – surpreendem com duas histórias independentes, emocionais e que apelam aos sentidos.”

Filipa Machado
Gestora de Marketing de Livros

AVANÇADOS


raquel-soares

A Viagem do Elefante
José Saramago

“No livro mais simples e linear do autor é-nos apresentada a viagem de um elefante, ora Salomão, ora Solimão. Juntando pessoas e factos à ficção, é com o uso de ironia e humor que o livro se torna uma metáfora para as nossas próprias vidas.”

Raquel Soares
Web Designer

patricia-oliveira

Ensaio sobre a Cegueira
José Saramago

“Além de ser um excelente livro, com um aglomerado de personagens distintas e bem construídas, deixa-nos a pensar sobre as nossas ações e relações no dia a dia.”

Patrícia Oliveira
FNAC Oeiras

miguel-vaz

Memorial do Convento
José Saramago

“Um dos pontas-de-lança da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago. Em Memorial do Convento, o Nobel conseguiu juntar à literatura histórica um toque incontornável de ficção científica e fantástico. Uma ótima companhia para o verão.”

Miguel Vaz
FNAC Saldanha

Gostou? Partilhe este artigo: