Em ano de Mundial de Futebol, pedimos a vários “players” da FNAC para imitarem Fernando Santos e convocarem o seu próprio onze. De literatura portuguesa, é claro.
GUARDA-REDES
O Algoritmo Mestre
Pedro Domingos
“A melhor forma de vencer o medo da inteligência artificial é conhecendo-a. Natural de Lisboa e investigador em Washington, Pedro Domingos mostra-nos como os diversos algoritmos que gerem a nossa vida podem mudá-la de forma positiva no futuro.”
Armando Alves
Responsável de Marketing Digital e de Cliente
DEFESAS
O que Diz Molero
Dinis Machado
“Uma pequena obra-prima inigualável da nossa literatura pela irreverência da narrativa – fluida e alucinante – num palco de personagens fugazes. Um exemplo de revolução literária pós-25 de Abril.”
João Ferreira
FNAC Faro
Obra Poética
Sophia de Mello Breyner Andresen
“A poesia de Sophia ensinou-me o valor da liberdade, a angústia da opressão, a importância de procurar ‘A Forma Justa’. Lê-la é um constante reencontro com palavras claras e limpas, inteiras na beleza, na coragem e numa rara consciência humanista.”
Sara Pinto
FNAC Gaia
A Boneca de Kokoschka
Afonso Cruz
“Dresden destruída pelos aliados. Uma boneca construída por amor. Um enredo labiríntico povoado por personagens singulares. Ler Afonso Cruz é como assistir a um truque de magia: sabemos que estamos a ser enfeitiçados mas recusamos admiti-lo. Um livro inesquecível, com ilustrações do autor e que lhe rendeu o Prémio Camilo Castelo Branco.”
Liliana Silva
FNAC Vila Real
A Chama Imensa
Ricardo Araújo Pereira
“Um livro bem ao estilo do autor, repleto de bom humor e uma escrita cheia de qualidade, bem acima da média, ou não fosse Ricardo um dos melhores escritores, pensadores e personalidades do atual panorama cultural português. Um must have!”
Fernando Lopes
FNAC Viseu
MÉDIOS
Os Loucos da Rua Mazur
João Pinto Coelho
“Um romance bem estruturado. Capta a atenção do leitor quer pelo tema, quer pela construção em tempos paralelos: um na Segunda Guerra Mundial e outro no mundo atual. Apresenta uma visão inédita da tragédia da Polónia resultante das invasões russa e nazi.”
Sandra Costa
FNAC Lagos
Uma Viagem à Índia
Gonçalo M. Tavares
“Um mapa do imaginário do autor e da sua qualidade. A primeira epopeia portuguesa do século XXI, que nos dá uma perspetiva completamente diferente daquilo que outrora foi escrito e visto por Camões (em Os Lusíadas) e por Pessoa (em Mensagem).”
Daniel Neves
Gestor de Conteúdos
Comer/Beber
Filipe Melo e Juan Cavia
“Há coisas que não mudam, como os textos ricos de Filipe Melo e as ilustrações brilhantes de Juan Cavia. Contudo, em Comer/Beber, os autores da que é provavelmente a melhor série de BD portuguesa – Dog Mendonça e Pizzaboy – surpreendem com duas histórias independentes, emocionais e que apelam aos sentidos.”
Filipa Machado
Gestora de Marketing de Livros
AVANÇADOS
A Viagem do Elefante
José Saramago
“No livro mais simples e linear do autor é-nos apresentada a viagem de um elefante, ora Salomão, ora Solimão. Juntando pessoas e factos à ficção, é com o uso de ironia e humor que o livro se torna uma metáfora para as nossas próprias vidas.”
Raquel Soares
Web Designer
Ensaio sobre a Cegueira
José Saramago
“Além de ser um excelente livro, com um aglomerado de personagens distintas e bem construídas, deixa-nos a pensar sobre as nossas ações e relações no dia a dia.”
Patrícia Oliveira
FNAC Oeiras
Memorial do Convento
José Saramago
“Um dos pontas-de-lança da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago. Em Memorial do Convento, o Nobel conseguiu juntar à literatura histórica um toque incontornável de ficção científica e fantástico. Uma ótima companhia para o verão.”