9 livros que te levam a viajar por Portugal

stock-photo-young-girl-posing-in-the-street-with-a-notebook-216726259

Portugal anda cada vez mais nas bocas do mundo e as razões estão à vista. Sejas português de gema ou alguém vindo de fora, vais gostar de descobrir todos os cantinhos e curiosidades do nosso país com esta seleção de livros da FNAC.

EXPLORA A VEIA HISTÓRICA DE PORTUGAL

A-Primeira-Aldeia-Global

A Primeira Aldeia Global

Martin Page

De onde vêm os portugueses? Como cá chegaram? O que cá têm andado a fazer? Martin Page, jornalista do The Guardian, mudou-se de Inglaterra para Portugal na esperança de o bom tempo ajudar a sua falta de vista. Viveu cá três anos. Foi o suficiente para se apaixonar pelo povo e pela cultura. Neste livro, deixa-nos a perspetiva de um estrangeiro sobre a história de Portugal e as suas antigas glórias.

Historia-Nao-Oficial-de-Portugal

História Não Oficial de Portugal

Luís Almeida Martins

Já conheces a história de Portugal, mas não dispensas uma boa risada? O autor é o jornalista Luís Almeida Martins, cujo sentido de humor vem bem de trás, dos tempos enquanto guionista de Rua Sésamo e Arca de Noé. Esta história não oficial de Portugal traz-nos uma perspetiva diferente e divertida dos mais diversos factos históricos, quase como se fossem cochichados entre vizinhas nas ruas portuguesas.

Porto-Desconhecido-e-Insolito

Porto Desconhecido e Insólito

Germano Silva

Não podemos esquecer que, além dos factos oficiais, existem as histórias desconhecidas da convivência popular. O que acontecia, por exemplo, nos quintais do Porto? Germano Silva, especialista da história da cidade do Porto, traz-nos uma nova visão da cidade através das peculiaridades e vivências do povo para lá dos livros de História.

 

EXPLORA A VEIA ARTÍSTICA DE PORTUGAL

1507-1

Afirma Pereira

Antonio Tabucchi e Pierre-Henry Gomont

Se a história detalhada através de factos não é a tua praia, experimenta esta adaptação para banda desenhada do romance mais emblemático de Antonio Tabucchi, Afirma Pereira. Pereira é um jornalista solitário que aos poucos se apercebe da chegada do fascismo a Portugal. Uma história da resistência contra o totalitarismo e contra a censura.

Pontas-Soltas-Lisboa

Pontas Soltas: Lisboa

Ricardo Cabral

Ainda num Portugal aos quadradinhos, podes ler este livro e ficar a conhecer as paisagens da capital portuguesa através de quatro histórias – “Hi No Tori”, “The God Tracking Station”, “Webtrip” e “O Caso Doca 21” – criadas entre 2004 e 2013. O responsável é Ricardo Cabral, ilustrador multipremiado que já em 2011 lançou um volume semelhante, dedicado a cidades.

Percursos-do-Azulejo-em-Lisboa

Percursos do Azulejo em Lisboa

AA. VV.

Saímos da banda desenhada para um tipo diferente de quadradinhos, que mantém contudo o foco na capital portuguesa. Neste livro, percebemos porque é que Lisboa é conhecida como a capital mundial do azulejo. Começa pela rota da Baixa-Chiado e fica a conhecer esta forma de arte única e tão típica do nosso país que te vai levar pelos palácios e igrejas mais antigos até chegares aos artistas da atualidade no Parque das Nações.

EXPLORA O BOM GARFO DE PORTUGAL

Guia-das-Tascas-e-Tabernas-de-Portugal

Guia das Tascas e Tabernas de Portugal

Orlando Leite

Se há coisa que não falta pelas ruelas de Portugal são tascas, tabernas e restaurantes. A magia está em saber onde te deves sentar para apreciares aquela refeição – ou bebida – que te vai fazer chorar por mais. As tascas já não servem apenas para beber cerveja ao fim do dia, passaram a fazer parte dos guias turísticos da cidade. Se procuras prazeres gastronómicos, convivência e um verdadeiro feeling da cidade, este é o guia para ti.

1507-1-1

Cozinha Vegetariana à Portuguesa

Gabriela Oliveira

Cozinha portuguesa saborosa e saudável, mas sem carne e sem enchidos? Sim é possível. É que as receitas portuguesas típicas ganharam um novo twist. Uma beringela pode não ser a mesma coisa que uma alheira, mas com estas receitas nem te vais lembrar. Gabriela Oliveira põe-te na mesa o melhor dos sabores portugueses. E nesta edição tens mais de 70 sedutoras receitas que, além de saudáveis, são ecológicas e amigas da carteira.

Rota-do-Fado

Rota do Fado

Orlando Leite e Pedro Teixeira Neves

“O habitat do fado não é um disco”, diz Mariza, uma das mais populares fadistas portuguesas. Nada explica melhor a alma desta tradição portuguesa. E em Portugal um bom fado não está só nos palcos, está nas tabernas e nos restaurantes tipicamente portugueses. Rota do Fado leva-te de norte a sul do país para conheceres 100 casas, tabernas e restaurantes onde o fado é rei e senhor.


Por: Aléxia Costa

Gostou? Partilhe este artigo: