9 livros para os mais novos se aventurarem na leitura

mais-novos-revista-estante-fnac

Não há nada como viver uma boa aventura agarrado a um livro. Por isso, sugerimos uma lista de livros para miúdos (mas que também têm o condão de agradar aos graúdos).

fortnite-revista-estante-fnac

Uma Aventura no Fortnite Battle Royale

Mathias Lavorel

Com mais de 150 milhões de jogadores, o Fortnite é o jogo que bate todos os recordes. Mathias Lavorel inspirou-se no universo deste videojogo para criar a coleção Battle Royale, a pensar nos jovens dos 8 aos 12 anos. Portanto, se os mais novos da família só pensam em ser o último sobrevivente do Fortnite, está na altura de se aventurarem também nas páginas deste livro e prolongarem, assim, a experiência do jogo. Os pais vão ficar radiantes com a troca do ecrã pelo livro.


sherlock-revista-estante-fnac

As Aventuras de Sherlock Holmes

Geronimo Stilton

Acaba de chegar às estantes mais um livro assinado por Geronimo Stilton. Desta vez, o rato escritor não conta uma das suas aventuras, mas faz uma adaptação livre de um clássico da literatura, no qual o protagonista é Sherlock Holmes, sempre acompanhado pelo seu fiel assistente, Dr. Watson. O livro está repleto de ilustrações coloridas que vão deslumbrar os mais novos.


cinco-revista-estante-fnac

Os Cinco e a Ilha do Tesouro

Enid Blyton

Quem não conhece a famosa coleção Os Cinco? Os avós leram, os pais também e chega agora a vez dos mais novos lá de casa. Com cara nova, estes volumes poderiam começar com: “Era uma vez quatro crianças e um cão.” Este é o grupo de aventureiros da coleção infantojuvenil mais célebre de todos os tempos, da autoria da escritora inglesa Enid Blyton, e, neste volume, os cinco partem à descoberta de um tesouro.


ceu-estrelado-revista-estante-fnac

Guia para Observares o Céu Estrelado

Stuart Atkinson

Este é o livro ideal para crianças curiosas que querem aprender mais, de uma forma divertida e interessante. Aconselhado para maiores de 7 anos, neste volume os mais novos vão descobrir como distinguir constelações de estrelas em diferentes alturas do ano, detetar planetas e até a Estação Espacial Internacional. E tudo isto com a ajuda de um gato muito especial. O autor do livro, Stuart Atkinson, é astrónomo amador e um entusiasta da exploração espacial, colaborando em vários meios de comunicação social.


bora-la-revista-estante-fnac

Bora Lá: O Livro do Filme

O título não engana. Este é o livro do filme Bora Lá, da Disney Pixar, que conta a história de dois irmãos elfos adolescentes. Ian e Barley embarcam numa extraordinária aventura para descobrir se ainda existe magia no mundo. Os dois vão viver muitas peripécias, que irão alterar o rumo das suas vidas. Um livro para todos os leitores a partir dos 4 anos. Se viram o filme, vão poder recordar a história. Se não viram, vão conhecer esta família de elfos e vibrar com as suas aventuras.


bando-revista-estante-fnac

O Bando

Gemma Koomen

A autora deste livro vive em Nortúmbria, uma região repleta de beleza e história, no norte de Inglaterra. A sua paixão pelo desenho e pela pintura revelou-se muito cedo e, hoje, Gemma Koomen trabalha como fotógrafa, web designer e ilustradora. O Bando é o seu primeiro livro ilustrado. Nas suas páginas refletem-se a tranquilidade, a beleza e a alegria das coisas simples. O Bando dá a conhecer uma Guardiã das Árvores e explica como se processa o início da primavera.


orelhas-fofas-revista-estante-fnac

O Resgate do Orelhas Fofas

Emma Chichester Clark

Este é um livro para os pais corajosos oferecerem aos seus filhos. E porquê? Porque o final da história não tem um “e viveram felizes para sempre”. Ou seja, este é um excelente livro para mostrar às crianças que os problemas nem sempre se resolvem. Tudo começa com a relação entre Amélia e o seu brinquedo preferido, o Orelhas Fofas, que nunca perde de vista. No entanto, a menina não é muito boazinha para o Orelhas Fofas e, por isso, ele decide fugir. Nesta história maliciosamente engraçada, Amélia irá aprender uma lição.


narval-revista-estante-fnac

Narval, o Unicórnio dos Mares

Ben Clanton

Esta é uma nova série de banda desenhada infantil, com muito humor à mistura. A história passa-se debaixo de água e tem como protagonistas Narval e Alforreca. Os dois podem não ter muito em comum, mas ambos adoram waffles, festas e aventuras. Juntos vão explorar o oceano e descobrir a verdadeira amizade. O livro foi galardoado com um Prémio Eisner na categoria de Melhor Publicação para Infantojuvenil (até aos 8 anos).


menina-revista-estante-fnac

A Menina que Queria Desenhar o Mundo

Sérgio Condeço e Adélia Carvalho

Para miúdos dos 8 aos 80, este livro promete fazer com que cada pessoa que o folheie se apaixone por ele. Isso deve-se às ilustrações de Sérgio Condeço e à história de Adélia Carvalho. Uma narrativa breve, mas cativante, que vai fazer com que pais e filhos reflitam. A premissa é a de uma menina que quer desenhar o mundo. Mas como, se o mundo é tão grande? Uma coisa podemos desvendar: esta menina não conhece a palavra desistir.

Por: Sónia Castro

Gostou? Partilhe este artigo: