9 distopias em banda desenhada

banda-desenhada-distopias-revista-estante-fnac

A banda desenhada é um dos formatos mais férteis em distopias. Protagonizadas por superheróis ou por pessoas comuns, com mais ou menos fantasia à mistura, estas histórias usam as ilustrações para pintar cenários negros e revoluções.


Avant-L’Incal

AVANT L’INCAL
Alejandro Jodorowsky e Moebius
Les Humanoides Associés

Um investigador privado ganha acesso a um poderoso diamante, procurado por vários grupos, entre os quais o corrupto governo da sua cidade.

Batman-O-Regresso-do-Cavaleiro-das-Trevas

BATMAN: O REGRESSO DO CAVALEIRO DAS TREVAS 
Frank Miller
Levoir

Retirado há dez anos da luta contra o crime, Batman volta a assumir a vigilância de Gotham, encontrando a cidade mergulhada em corrupção.

Democracia

DEMOCRACIA
Alecos Papadatos, Abraham Kawa e Annie Di Donna
Bertrand Editora

As origens da democracia apresentadas por um grupo de soldados atenienses que recordam a tirania do passado e o surgimento de um sistema que promove a igualdade.


Miraclemen
MIRACLEMAN 
Alan Moore
G Floy

Existe alguma utopia que não seja também distopia? É a questão que se coloca nesta narrativa em que o super-herói Miracleman assume o controlo do mundo.

Saga
SAGA
Brian Vaughan e Fiona Staples
G Floy

A história de dois amantes, provenientes de mundos distintos e em guerra. Parece Romeu e Julieta mas é uma complexa ópera espacial.

The-Red-Virgin-and-the-Vision-of-Utopia
THE RED VIRGIN AND THE VISION OF UTOPIA
Mary M. Talbot e Bryan Talbot
Jonathan Cape 

A história de uma mulher real, a anarquista francesa Louise Michel, e da sua luta pelo estabelecimento de uma utopia através da Comuna de Paris.


V-for-Vendetta
V FOR VENDETTA
Alan Moore
Vertigo

Num Reino Unido governado em ditadura, um misterioso anarquista com uma máscara de Guy Fawkes incentiva a população a revoltar-se.

Watchmen
WATCHMEN 
Alan Moore e Dave Gibbons
Levoir 

Um grupo de super-heróis renegados investiga o improvável assassinato de um colega, um crime que pode esconder uma conspiração para criar um mundo pereito.

Y-The-Last-Man
Y: THE LAST MAN 
Brian Vaughan e Pia Guerra
Vertigo 

Um homem e um macaco são os únicos sobreviventes de uma epidemia que mata todos os seres com o cromossoma Y. Será possível a Terra sobreviver sem homens?

PARA JOGAR

Coup
COUP: THE DYSTOPIAN UNIVERSE 
Indie Boards & Cards 

Neste jogo de cartas por turnos, a tua missão é ganhar influência para a tua “família”, destruindo a dos outros jogadores e forçando-os ao exílio.

The-Resistance
THE RESISTANCE
Indie Boards & Cards 

Este jogo insere-te num grupo que planeia derrubar um governo tirano. Mas, para o conseguires, tens de descobrir primeiro a identidade dos espiões que te rodeiam.

Gostou? Partilhe este artigo: