8 livros que te põem um sorriso na cara

felicidade-revista-estante-fnac

Já tens um sorriso na cara? Se não, damos-te uma ajuda. Neste Dia Internacional da Felicidade, é essencial que abraces as coisas boas e desvalorizes as más. Os livros, claro, também podem ajudar.

Como ser feliz? Ou como ser ainda mais feliz? É isto que te ajudaremos a descobrir neste Dia Internacional da Felicidade. As soluções podem ser encontradas nas mais pequenas coisas, como num bom livro. Há aqueles que falam de amor, mas também os que abordam amizade, comida, ou as formas de nos relacionarmos com os outros. Percorre as nossas recomendações e atreve-te a trilhar o caminho para a felicidade.

Hygge

O Livro do Hygge

Meik Wiking

Eis o segredo da Dinamarca para ser o país mais feliz do mundo. Este é um manual que se tornou um bestseller internacional e conquistou adeptos por todo o mundo. Hygge – termo que deriva da palavra norueguesa para “bem-estar” e que não tem tradução direta para outros idiomas – é explicado neste livro como uma forma de estar na vida, baseada na apreciação das coisas simples, de maneira relaxada, livre e confortável. Basta, por exemplo, fazer algo aparentemente tão banal como abrir a porta de casa para receber outras pessoas, apreciar uma bebida quente em frente da lareira ou perder a noção do tempo.

Índice Médio de Felicidade

Índice Médio de Felicidade

David Machado

Um homem sonhador, otimista, que perdeu o emprego mas, ainda assim, manteve a fé e esperança no futuro. Este é o mote do livro vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura em 2015. Reflexo dos efeitos da crise que abalou Portugal e a Europa, provocando desemprego e destruindo muitos sonhos, especialmente os dos mais jovens, é uma história de superação e luta, de quem não cruza os braços perante as adversidades, que nos faz refletir sobre aquilo que realmente somos, o que queremos e o que precisamos para sermos felizes.

cozinha saudável

Cozinha Saudável

Mafalda Pinto Leite

Quem não esboça um sorriso quando se fala de boa comida? Pois bem, além de nos trazer felicidade, uma alimentação cuidada contribui para uma maior saúde e longevidade. Neste livro, encontram-se mais de 150 receitas saudáveis e saborosas à base de alimentos crus e vegan. A autora procura transmitir o seu conceito de comida saudável, defendendo vários elementos que devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, como a ingestão regular de água, e explica como essa fórmula resulta numa vida mais longa, com mais energia, beleza e livre de maleitas.

Ikigai

Ikigai – Viva Bem Até Aos Cem

Héctor García e Francesc Miralles

O ponto de partida desta obra foi encontrar as pessoas mais velhas do mundo e descobrir os segredos da sua longevidade. É no Japão, numa aldeia chamada Ogimi, em Okinawa, que existe uma percentagem maior de pessoas com idade superior a 100 anos por cada 100 mil habitantes. O segredo para as suas vidas longas, felizes e saudáveis está, segundo os autores, assente num só conceito: o Ikigai. Este envolve exercício físico e mental, um estômago saciado até 80%, uma relação próxima da natureza e uma mente estimulada. Estamos perante um livro inspirador, sim, mas também repleto de sugestões que podem ser aplicadas ao nosso dia a dia para ganharmos mais uns anos e qualidade de vida.

A Mágica Transformadora

A Mágica Transformadora do F#

Sarah Knight

De acordo com este bestseller americano, a base da nossa felicidade está num desabafo: ZFG (Zero F*ck Given) – em português, algo como “não quero saber” ou “estou-me a marimbar”. Diz respeito a uma forma de estar na vida em que não nos preocupamos com coisas irrelevantes. Vejamos um dos exemplos da obra, focado nas mulheres: se estas não se preocuparem tanto com estereótipos de beleza e comportamentos incutidos pela sociedade, como ter filhos e casar, viverão mais felizes e sem pressões. O lema ZGF significa, essencialmente, que não devemos ter medo dos julgamentos dos outros e, assim, focarmo-nos no que realmente importa. Um livro fora do comum que procura criar, através de um pensamento mais individualista, um mundo melhor para todos.

Livro da Alegria

O Livro da Alegria

Dalai Lama, Desmond Tutu e Douglas Adams

Dalai Lama e Desmond Tutu. Dois galardoados com prémios Nobel da Paz, ambos com vidas marcadas pelo sofrimento, mas, no entanto, sempre com um sorriso no rosto. Neste livro, os mestres espirituais explicam como se pode encontrar felicidade e paz num mundo cheio de amarguras, dor e injustiças. Uma partilha de ensinamentos, crenças e filosofias que nos ensinarão a encarar com alegria todas as adversidades que encontrarmos no nosso caminho.

100 Mandamentos Felicidade

100 Mandamentos para a Felicidade

Marta Davies Mertens

A terapeuta da alma que assina este livro defende que compreender as emoções é um dos primeiros passos para atingir a felicidade. Ao longo de mais de 200 páginas, são-nos reveladas etapas para sermos mais felizes, como, por exemplo, usar as ondas emocionais a nosso favor, receber e dar amor, ser flexível e viver a vida que realmente queremos. Este livro ensina-te, sobretudo, a colocar nas tuas mãos o poder das emoções e a usá-lo a teu favor de forma sábia e eficaz.

Fórmula Felicidafe

A Fórmula da Felicidade

Stefan Klein

Todos queremos alcançar a felicidade plena, mas a verdade é que esse é um desejo muito difícil de concretizar. Será que só é feliz quem realmente merece? As opiniões não são consensuais. Baseado em estudos científicos realizados por especialistas das áreas da psicologia, medicina e do comportamento, este livro atreve-se a procurar a fórmula da felicidade. O autor leva-nos numa viagem onde desvenda, por exemplo, que o cérebro humano possui um mecanismo específico que nos permite aprender a sermos felizes. A leitura desta obra não te dará garantias de felicidade mas, com certeza, ajudará no processo.


Por: Ana Beatriz Oliveira

Gostou? Partilhe este artigo: