8 livros que te ajudam a manter as resoluções de ano novo

resolucoes-ano-novo-estante-fnac

As resoluções de ano novo são um daqueles rituais inescapáveis, mas sabias que mais de metade das pessoas desiste dos compromissos que assumiu ao fim de seis meses? Foi a pensar nisso que reunimos alguns livros para te manteres motivado todo o ano!


terra maya um ano

12-regras-para-a-vida
Edição em inglês:
12 Rules for Life

6 minutos para mudar a sua vida

Resoluções de 2019: Ser uma pessoa melhor!

No fim de 2017, nos Estados Unidos, ser uma pessoa melhor e perder peso eram as resoluções mais comuns. Já dizia a música: “Muda de vida se tu não vives satisfeito.” Mas falar é fácil, o mais difícil é colocar estas resoluções em prática. Filipa Maló Franco acredita que “o poder está unicamente em [nós]”. No seu novo livro, Terra Maya: Um Ano, apresenta as 12 mudanças que implementou na sua vida e que também podes adotar para seres uma pessoa melhor.

Também Jordan B. Peterson defende que mudar apenas depende de nós e que 12 regras podem mudar a nossa vida para melhor. “O problema é teu. Resolve-o!”, disse em entrevista à Estante. Talvez por isso o seu livro 12 Regras Para a Vida tenha sido um dos mais vendidos de 2018, ou não abordasse alguma das principais questões fraturantes dos dias de hoje, como as diferenças entre homens e mulheres e a “generalizada narrativa de vitimização”.

Mas não são apenas os psicólogos e professores como Jordan B. Peterson que te podem ajudar a mudar de vida. Na verdade, Dominisk Spenst tornou-se um especialista em ser uma pessoa mais positiva depois de um acidente de mota o ter submetido a 12 cirurgias há quase três anos. A rotina diária de escrita ajudou-o a ultrapassar o internamento de quatro meses num hospital no Camboja e levou-o a criar 6 Minutos para Mudar a Sua Vida.


O-Meu-Programa-Detox

marmitas vegan

Resoluções de 2019: Perder peso!

Esta continua a ser uma das resoluções mais comuns. No processo de perda de peso, a alimentação saudável é determinante – mais do que o exercício físico – e deve ser mantida todo o ano. Talvez por isso Lucie Reyner tenha criado O Meu Programa Detox para as várias estações do ano, sempre a pensar nas frutas e nos legumes da época. Os planos têm a duração de três dias mas podem ser mantidos até um máximo de dez.

Mas como o regime detox não deve ser a única regra, Marmitas Vegan pode ser uma excelente opção para a tua mudança de hábitos alimentares. Resistir aos doces e salgados que nos tentam fora de casa é um dos maiores desafios para quem está a tentar perder peso. Se levares comida de casa, sabes as calorias e alimentos que estás a ingerir e podes mais facilmente controlar o teu processo de perda de peso.


o grand elivro da meditação

Alegria
Edição em inglês:
Spark Joy

método bullet journal

Resoluções de 2019: Ser mais organizado!

Já só te fica a faltar implementar um método de organização que te traga calma e felicidade. A busca pela felicidade é tão antiga que alguns destes livros práticos já têm mais de 100 anos. O Grande Livro da Meditação, por exemplo, foi originalmente publicado em 1913 pela mulher do pioneiro dos livros de autoajuda, James Allen, um ano depois da sua morte. Este guia de meditação para os 365 dias do ano é agora reeditado em Portugal.

Claro que ser mais organizado não passa apenas pelo nosso interior. No dia a dia lidamos com desarrumações que não conseguimos disfarçar: a da nossa casa, por exemplo. Marie Kondo defende que esta tarefa de arrumação não é algo que aprendemos naturalmente. Precisa de ser estudada. Depois de ter explicado a sua teoria em Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua VidaAlegria! é um guia ilustrado para aprender a colocar o método KonMari em prática!

Não obstante, algumas coisas são mesmo naturais. Ryder Carroll, por exemplo, criou o seu próprio método de organização depois de ter sido diagnosticado com dificuldades de aprendizagem. O caderno tornou-se uma mistura de agenda, diário, caderno de apontamentos, listas de tarefas e livro de desenhos”, diz em O Método Bullet Journal. Neste livro revela as origens e lógica deste cada vez mais popular método de organização.


Por: Tatiana Trilho

Gostou? Partilhe este artigo: