8 autores a descobrir na ficção YA

A literatura YA está em constante mutação, o que se explica pelas variações no público-alvo mas também pela conquista de novos públicos – isto porque muitos adultos gostam de ficção YA. Surgem continuamente novos livros, novas séries, novas abordagens. E novos autores a ter em conta.


Amie Kaufman & Jay Kristoff

Uniram es…forços para escrever uma trilogia passada no …futuro e contada através de entrevistas, e-mails e arquivos censurados. Bastou o primeiro livro, Illuminae, para a produtora de Brad Pitt adquirir os direitos para a adaptar ao cinema.

ILLUMINAE
Nuvem de Tinta
#confidencial #guerra #ano2575

Constança Carvalheira
13 anos

Illuminae é o melhor livro que já li! Gostei especialmente do sentido de humor das personagens e das fantásticas descrições do universo que nos fazem viajar entre estrelas e planetas longínquos. Além disso, está escrito de uma forma muito interessante que torna mais fácil e divertida a leitura e tem também algumas imagens espetaculares. Já pensaste como seria o mundo em 2575? Ao ler Illuminae vais descobrir.


Sabaa Tahir

Nasceu no Reino Unido, cresceu no Deserto de Mojave e …foi editora do Washington Post. Diz-se obcecada por música e aponta-a como a principal inspiração para a escrita do épico militar Uma Chama Entre as Cinzas.

UMA CHAMA ENTRE AS CINZAS
Editorial Presença
#soldados #resistência #império

Robert C. O’Brien

O’Brien não é um novo talento da f…icção YA. Na verdade, este ex-jornalista americano morreu em 1973. Um ano depois …foi publicado Os Últimos na Terra, um romance pós-apocalíptico que em 2015 conheceu nova …fama ao ser adaptado ao cinema.

OS ÚLTIMOS NA TERRA
Editorial Presença
#depoisdofim #solidão #sobrevivência

Erika Johansen

É advogada, mas do que realmente gosta é de escrever. Fantasia. Com princesas, magia e assassinos à mistura. Foi isto que …fez com a série iniciada com A Rainha de Tearling, que já conta com mais dois títulos.

A RAINHA DE TEARLING
Editorial Presença
#lutapelotrono #magia #tirania

Sarah J. Maas

Escreve f…antasia e …ficção cientí…ica, mas tem o hábito de se basear em contos de …fadas. A sua mais célebre série, Trono de Vidro, …foi inspirada em Cinderela, mas …fazendo da protagonista assassina ao invés de serva.

TRONO DE VIDRO
Marcador
#competição #sobrevivência #assassina

Chris Weitz

É talvez mais conhecido como realizador, produtor e argumentista, tendo trabalhado em f…ilmes como Lua Nova ou American Pie. Mais recentemente, escreveu uma trilogia de livros que tem dado que …falar: The Young World.

THE YOUNG WORLD: O MUNDO NOVO
Editorial Presença
#doença #adolescência #cura

Victoria Aveyard

É um dos nomes mais populares da nova f…icção YA. Fã de George R. R. Martin, esta americana já publicou dois romances na série Rainha Vermelha e conta publicar outros dois até 2018.

RAINHA VERMELHA
Saída de Emergência
#falsaprincesa #sobrenatural #rebelião

Catarina Niehus
14 anos

Rainha Vermelha ocorre num mundo alternativo em que os habitantes são separados pela cor do sangue. O facto de se incluir no género de livro que é muito comum hoje em dia (uma rapariga adolescente torna-se a cara de uma rebelião e salva os mais necessitados) não diminui o seu valor literário. Agarra-nos a partir da primeira página e deixa-nos extremamente irritados com o plot twist que se segue. Mesmo assim, continua a ser uma obra excelente, com personagens corajosas e um triângulo amoroso para quem também aprecia paralelas românticas. É recomendado a todas as pessoas (especialmente jovens) que gostem de livros de ação, tal como Os Jogos da Fome e Divergente.

 

Outros livros a descobrir destes autores…


Lady-Midnight
LADY MIDNIGHT
Cassandra Clare
Simon & Schuster
#sobrenatural #mitologia #vingança
QUEEN OF SHADOWS
Sarah J. Maas
Bloomsbury
#lutapelotrono #tirania #girlpower
THE YOUNG WORLD: THE NEW ORDER
Chris Weitz
Hachette UK
#doença #sobrevivência #novaordem
GLASS SWORD
Victoria Aveyard
Harper Collins USA
#sobrenatural #rebelião #monarquia
THE INVASION OF THE TEARLING
Erika Johansen
Harper Collins UK
#monarquia #escravatura #exército

Gostou? Partilhe este artigo: