7 romances protagonizados por estudantes

Os desafios do mundo estudantil são temas recorrentes da literatura e há livros para todos os gostos nos quais estudantes assumem o papel principal. Conheça alguns.

 


Harry Potter e a Pedra Filosofal

J. K. Rowling

Editorial Presença

O que seria uma lista de livros protagonizados por estudantes sem um dos estudantes mais populares de sempre da literatura? É certo que Harry Potter não é um rapaz normal. E que Hogwarts não é uma escola normal. Mas nas aventuras deste jovem feiticeiro nesta prestigiada escola de magia reconhecem-se os desafios das mais diversas crianças nas suas rotinas escolares.


À Espera no Centeio

J. D. Salinger

Quetzal

Se Harry Potter é um dos estudantes mais populares da literatura, Holden Caulfield não lhe fica muito atrás. Só que, ao contrário de Potter, Caulfield destaca-se sobretudo pelo inconformismo e pela ânsia de se rebelar contra a hipocrisia do mundo adulto. No único romance que escreveu, J. D. Salinger explora alguns dos mais negros pensamentos que podem ocorrer na juventude.


A História Secreta

Donna Tartt

Editorial Presença

O primeiro romance publicado por Donna Tartt explora a formação e posterior desintegração de um grupo de inteligentes estudantes universitários que têm em comum a disciplina de Estudos Clássicos. Em evidência está o esforço que alguns jovens depositam na pertença a algo exclusivo. No caso específico desta história, o resultado é mesmo um homicídio.


As Regras da Atracção

Bret Easton Ellis

Teorema

Construído a partir das experiências de Paul, Sean e Lauren, três estudantes universitários que se veem envolvidos num triângulo amoroso, o segundo romance de Bret Easton Ellis é também uma observação (corrosiva) da juventude americana dos anos 80 no seu todo. Com muito sexo, drogas e álcool à mistura, o autor explora o desnorte por que muitos passam enquanto jovens.


Norwegian Wood

Haruki Murakami

Civilização Editora

Um japonês de meia idade, acabado de chegar à Alemanha, ouve uma versão orquestral da canção “Norwegian Wood”, dos Beatles. É quanto basta para o transportar de volta a 1960, recordando o seu passado como estudante: o primeiro amor, as paixões incontroláveis, os protestos políticos contra a Guerra do Vietname e a forma como o tempo passou.


Eu Sou a Charlotte Simmons

Tom Wolfe

Dom Quixote

Nascida no seio de uma família pobre, numa cidade pequena dos Estados Unidos, Charlotte Simmons consegue, através de muito trabalho e esforço, uma bolsa para a Universidade de Dupond, uma das mais reputadas do país. No entanto, quando lá chega, depara-se com jovens que apenas se importam com sexo, drogas e álcool. E sente-se tentada a mudar.


O Enredo Conjugal

Jeffrey Eugenides

Dom Quixote

O terceiro livro deste escritor vencedor do Pulitzer tem como protagonista Madeleine Hanna, estudante universitária de Estudos Ingleses. Enquanto prepara uma tese sobre Jane Austen e George Eliot, explorando os seus muitos enredos conjugais, vê-se ela própria entre dois possíveis parceiros que, tal como ela, terminam os seus cursos e se preparam para uma nova fase da vida.

Gostou? Partilhe este artigo: