7 livros que nos fazem sentir no país do Carnaval

livros-brasil-revista-estante-fnac

Máscaras, samba, calor, animação… Sentes o clima de festa no ar? O Carnaval já chegou e a Estante tem sugestões de leitura ideais para quem quer mergulhar na cultura do Brasil.

Máscaras que correm o mundo. Desfiles pela cidade fora, passos de samba e bombos a fazer estremecer o chão. Assim é o Carnaval, a festa mais tradicional do Brasil. És uma das pessoas que gosta de se deixar levar pela energia desta festa brasileira? Queres dar um “pulinho” ao país irmão? Basta percorrer estes livros que exploram a cultura do Brasil.


Brasil

Brasil
Ian Macdonald

Três histórias entrelaçadas numa só. Três personagens díspares com vidas e objetivos distintos, mas algo em comum: o Brasil. Esta obra deixa transparecer a agitação e energia que caracterizam o país sul-americano e transporta o leitor, ora para os negócios ilícitos das favelas, ora para a alta sociedade, marcada por demonstrações de poder e elevado desenvolvimento tecnológico.


Brasil País de Futuro

Brasil País de Futuro
Stefan Zweig

O Brasil visto pelo olhar de um estrangeiro que lá vive os seus últimos anos de vida como refugiado da Segunda Guerra Mundial. Um clássico sobre a história brasileira, este livro mostra-nos o que o autor pensava sobre o futuro do país, ao mesmo tempo que convida o leitor a viajar pelas diversas cidades brasileiras, do Recife ao Rio de Janeiro, descrevendo-as ao pormenor.


carnaval no fogo

Carnaval no Fogo
Ruy Castro

Este é um retrato real do Rio de Janeiro na época do ano em que a cidade se enche de música e vive intensamente o Carnaval. Para tal, o autor viaja até ao passado, para períodos marcantes da história brasileira, traçando uma história pormenorizada dos cariocas e dos elementos (bons e menos bons) que definem a cidade – favelas, praia, droga, futebol, entre outros. Tudo para descrever um cidade onde, segundo Ruy Castro, a acalmia não existe.


Enquanto Lisboa Arde

Enquanto Lisboa Arde, o Rio de Janeiro Pega Fogo
Hugo Gonçalves

Com Portugal em crise, um político perseguido foge para o Brasil. Leva consigo somente uma mochila e uma encomenda misteriosa, que o levará a conhecer o Rio de Janeiro e as suas favelas. Ao mesmo tempo em que se apontam semelhanças e diferenças entre Portugal e Brasil, há ainda lugar para uma paixão por uma luso-brasileira.


O País do Carnaval

O País do Carnaval
Jorge Amado

O Carnaval gera opiniões controversas, dentro e fora do Brasil. Neste romance, o primeiro de Jorge Amado, escrito quando tinha apenas 18 anos, é-nos apresentada uma crítica à imagem festiva e carnavalesca transmitida pelo Brasil, através de um protagonista que, depois de anos a viver no estrangeiro, acredita que o seu país natal perdeu o encanto.


Orfeu da Conceição

Orfeu da Conceição
Vinícius de Moraes

Um dos dramas mais emblemáticos da história da mitologia grega – o de Orfeu e Eurídice – inspira esta peça de teatro. O enredo gira em torno da relação amorosa entre estes dois personagens, que gera atos de ciúme e vingança por parte de outros que os amam. A história decorre nas favelas cariocas, em plena terça-feira de Carnaval, e questiona os limites de quem sofre com um amor não correspondido.


Vai Brasil

Vai, Brasil
Alexandra Lucas Coelho

Com mais de 20 anos de jornalismo, Alexandra Lucas Coelho já escreveu sobre diversos pontos do mundo. Em 2010, foi parar à terra do samba e, durante três anos, atravessou o país de uma ponta à outra e apaixonou-se por ele. Esta é a sua declaração de amor ao Brasil, não deixando de incluir um ponto de vista crítico – para a autora, esta é uma nação que vive com medo, que é capitalista e consumista, mas que é também dotada de uma magia e beleza natural incomparável.


E ainda…

Carnaval (João Gabriel de Lima)
O Jovem Noel Rosa (Guca Domenico)
Carnaval (Luiza Trigo)
Antes do Baile Verde (Lygia Fagundes Telles)
Ao Som Do Samba – Uma Leitura do Carnaval Carioca (Walnice Nogueira Galvão)
Carnaval em Branco e Negro (Olga Rodrigues de Moraes Von Simson)
Carnavais, Malandros e Heróis (Roberto Damatta)

Por: Ana Beatriz Oliveira

Gostou? Partilhe este artigo: