7 dias, 7 contos

7-dias-7-contos

Um conto por dia, durante uma semana. São eternas as memórias construídas na hora de adormecer. São doces os sonhos de quem adormece embalado por um conto lido em voz em voz alta: em tom divertido, quase cantado; ou num murmúrio sussurrado.

NA ROTINA AGITADA dos dias, o momento em que aconchegamos os nossos filhos, sobrinhos ou netos e abrimos o livro escolhido para essa noite é uma recordação feliz. A leitura, desde o momento em que nem sequer acreditamos que estejam a ouvir e muito menos a prestar atenção – bastam as cores e o som da voz – aumenta a probabilidade de criarmos um apaixonado por livros, o mesmo que um dia irá ler livros aos seus filhos, sobrinhos ou netos. Os mesmos livros que ouvimos ser lidos, em voz alta, serão depois os protagonistas das primeiras descobertas das letras e das leituras independentes. A descoberta das imagens, das cores das ilustrações,a curiosidade pelas letras, a repetição das frases já decoradas, o sentir das folhas impressas, a curiosidade e a surpresa. Existe um lugar onde podemos juntar todas as experiências da infância? Existe: um livro. Existe um momento perfeito para vivermos tudo isso, na companhia de um livro? Existe: esses minutos preciosos, com cheiro a pijama quente e lençóis lavados.


2ª feira

BOA VIAGEM BEBÉ!

Beatrice Alemagna,
Orfeu mini

A semana começa com uma viagem inesquecível. O ritual diário da hora de ir para a cama é descrito com uma grande viagem. O bebé não pode esquecer-se de nada: o biberão, o peluche, a chucha e o seu livro preferido. O papá muda-lhe a fralda e veste-lhe um superfato de viagem. A mamã pega-lhe ao colo e liga o motor colorido. Chegou o momento: boa viagem.

3ª feira

QUERO A MINHA FRALDA

Amber Stewart e Layn Marlow
Livros Horizonte

A coelhinha Bolota não larga a sua fralda, mas os pais insistem que ela já é muito crescida e que devia abandoná-la. A história mostra-nos de que forma ela consegue libertar-se do sentimento de conforto transmitido pela fralda, sem traumas. Uma história ternurenta, que é também um auxiliar valioso para os pais nesta fase tão crucial na vida de uma criança.

4ª feira

OS URSINHOS NA CAMA E A GRANDE TEMPESTADE

Paul Bright,
Minutos de Leitura

A semana já vai a meio e, nestes dias de Outono, conhecemos o Ursinho Bebé, o Pequeno Ursinho e o Ursinho Grandinho. É noite de tempestade. Como o vento soprava! Como os trovões ressoavam! Como os relâmpagos lampejavam! De repente, ouve-se um barulho e apagam-se as luzes! Os ursinhos, um a um, pedem ao pai para dormir na sua cama. Uma história para lidar com os medos e os sustos das noites escuras.

5ª feira

TOBIAS É MEU!

Tracey Corderoy,
Minutos de Leitura

Num livro com texturas para tocar e sentir, a Mamã Urso ensina a importância de partilhar. A Lia quer brincar, mas o Bebé Urso não quer partilhar o seu tigre riscado. É o seu peluche preferido. Felizmente as mães sabem tudo e a Mamã Urso tem a solução.

6ª feira

O COELHINHO BRANCO

Xosé Ballesteros, (adaptação conto popular chinês),
Kalandraka

“Era uma vez um coelhinho branco. Um dia foi buscar couves à horta para fazer um caldinho. Quando o coelhinho branco voltou para casa, encontrou a porta fechada…” É assim que começa a aventura do coelhinho branco para reconquistar a sua casa, ocupada pela terrível cabra cabressa, que se lhe saltava em cima lhe partia a cabeça. Amizade e a prova de que a coragem não é uma questão de tamanhos.

sábado

OS SETE CABRITOS

Xosé Ballesteros, (adaptação),
Kalandraka

“Era uma vez uma cabra que tinha sete cabritos. (…) Um dia, a cabra foi fazer compras à aldeia e disse aos cabritos: – Não abram a porta a ninguém até eu voltar…”Com personagens expressivas que resultam de reproduções de figuras modeladas a plasticina e cenários cheios de pormenores, vale a pena ficar a ouvir e ver cada página até deixar Os Sete Cabritos entrarem nos sonhos de um sono bom.

domingo

UMA HISTÓRIA CHEIA DE LOBOS

Roberto Aliaga,
OQO Editora

Lobos de todos os tamanhos e todas as cores, lobos acordados e lobos dorminhocos, lobos recém-nascidos e lobos idosos. O Lobo Comilão precisa de resolver a sua fome e o leitor vai ter que estar atento e ter os cinco sentidos bem apurados ao saltar de página em página. Uma história colorida e cheia de lobos para adormecer com um sorriso.

 

Gostou? Partilhe este artigo: