60 anos de grandes recordes

recordes-do-guiness-revista-estante

O Livro de Recordes do Guinness (mais tarde Guinness World Records) está de parabéns. Originalmente publicado em 1955, este registo anual de recordes que começou por ser uma brincadeira comercial chega aos 60 anos traduzido para 37 línguas e disponível numa centena de países. Contendo nas suas páginas os mais notáveis – e bizarros – feitos, o sucesso é tanto que o livro detém o seu próprio recorde: com mais de 130 milhões de exemplares vendidos, é a publicação anual mais vendida de sempre.

Fotografia de J. K. Rowling: Andrew Montgomery, Wall to Wall Media Ltd.

escritora-j-k-rowling

Recorde

J. K. ROWLING: PRIMEIRA ESCRITORA BILIONÁRIA

Longe vão os tempos em que Joanne Kathleen Rowling passava dificuldades financeiras entre Portugal e o Reino Unido. A criadora do mais célebre jovem feiticeiro do mundo literário foi este ano revelada como a primeira escritora de sempre a ultrapassar a marca de mil milhões de dólares (aproximadamente 891 milhões de euros) em património líquido. A fortuna de J. K. Rowling foi acumulada graças não só às avultadas vendas dos seus livros mas aos direitos associados de merchandising que possui. A escritora britânica não manteve, contudo, o estatuto de bilionária por muito tempo: entre o pagamento de impostos e as volumosas doações a instituições de caridade, Rowling já voltou a cair abaixo dos mil milhões. O recorde, esse, ninguém lho tira.

1

Personagem literário humano mais vezes interpretado no cinema e na televisão: Sherlock Holmes.
O célebre detetive criado por Arthur Conan Doyle foi adaptado ao ecrã 254 vezes por mais de 30 atores.


2

Mais jovem autor publicado: Adauto Kovalski da Silva
Este brasileiro escreveu e publicou o livro Aprender é Fácil com 5 anos e 302 dias. Destaque-se ainda a americana Dorothy Straight, que escreveu How the World Began com apenas 4 anos, embora o tenha publicado “apenas” aos 6.


3

Livro de ficção mais vendido em 24 horas: Harry Potter e os Talismãs da Morte (J. K. Rowling)
O último livro da saga Harry Potter vendeu 8,3 milhões de exemplares no dia em que foi lançado (21 de julho de 2007). Isto só nos Estados Unidos. Também é o livro com a maior tiragem inicial de sempre: 12 milhões.


4

Mais tempo a escrever um livro: 117 anos
Deutsches Wörterbuch, o mais completo dicionário alemão, foi iniciado em 1854 e terminado em 1971.


5

Maior biblioteca privada: John Q. Benham
Este americano tem uma coleção com mais de 1,5 milhões de livros.

Gostou? Partilhe este artigo: