6 livros para os miúdos mais curiosos

dia-da-crianca-estante-fnac

Aprender sobre história ou ciência pode ser divertido. No Dia Mundial da Criança, dá asas à imaginação dos pequenos curiosos oferecendo os livros ilustrados e didáticos que recomendamos.   

PARA OS MIÚDOS QUE GOSTAM DE HISTÓRIA

Pequenos livros sobre grandes pessoas

O Bando das Carvernas, Herois do Mundo

Para os pequenos historiadores que fazem perguntas sobre tudo e todos, a coleção de biografias ilustradas Pequenos Livros Sobre Grandes Pessoas vai aguçar-lhes ainda mais a curiosidade. Isto porque vem desmontar vários mitos e estereótipos que se perpetuaram sobre várias figuras marcantes. Por exemplo, é comum dizer-se que os grandes pintores só viram a sua genialidade reconhecida depois da sua morte, mas sabias que este não foi o caso de Leonardo da Vinci? O pintor foi convidado pelo rei de França a mudar-se de Itália para o país onde recebia uma pequena fortuna pela profissão.

Mas não é preciso ser-se pintor para ser reconhecido mundialmente. No nosso país há figuras dignas de homenagem. É o exemplo do Infante D. Henrique que liderou a conquista de Ceuta, uma das primeiras expedições portuguesas além-mar na Era dos Descobrimentos. De certeza que os mais pequenos vão ouvir (se é que já não ouviram) falar sobre ele na escola, mas podem impressionar a professora com alguns factos que descubram em O Bando das Cavernas, Heróis do Mundo: O Monstro Marinhouma recriação humorística desta viagem na pele de um grupo de amigos da pré-história. A jornada do infante é adaptada ao cinema (sim, já existiam filmes há 10 mil anos) e estreia no Dia de Portugal.

PARA OS MIÚDOS AVENTUREIROS

Mapas

chineasy- chinês para crianças

Desde pequenos que os miúdos dizem que querem ser marinheiros, pilotos de avião ou algo do género? Então, podes satisfazer-lhes a curiosidade sobre os recantos do mundo com a versão portuguesa de MapasAleksandra e Daniel Mizielinscy preparam este livro especialmente para as crianças e fizeram de tudo para que não fosse só um simples atlas. Depois de viajarem por 46 países e seis continentes decidiram partilhar os símbolos mais marcantes de cada região e a China também está incluída nesta viagem. Quando forem grandes, as crianças poderão visitar o país para conhecerem a maior pedra de buda no mundo, os pandas gigantes ou até experimentarem ovos centenários.

No entanto, quando partirem à aventura convém estarem minimamente familiarizados com a língua, uma das mais difíceis do mundo. Isto porque existem vários casos em que encontramos quatro significados diferentes para um único caracter. A diferença está na pronúncia. É por isso que Chineasy: Chinês para crianças pode ser útil para aprender expressões simples (através de imagens e legendas): por exemplo, cuò significa errado e duì certo. Foi assim que a própria autora (a viver no Reino Unido) conseguiu ensinar aos filhos a sua língua materna.

PARA OS MIÚDOS CIENTISTAS

A origem das espécies

A incrivel aventura da genetica

Só os verdadeiros cientistas é que questionam tudo. Tal como Charles Darwin quando se interrogou sobre a origem do homem. Ficou tão intrigado que percorreu o mundo a bordo do navio HMS Beagle para estudar todos os seres vivos. Foi a partir daqui que alterou a ideia que as pessoas tinham sobre o aparecimento das espécies: “grupos de seres vivos semelhantes que podem procriar entre sim.” Foi assim que Sabina Radeva, em A Origem das Espécies de Charles Darwintrocou por miúdos a teoria do século XIX que defendia, por exemplo, que todos os pombos eram descendentes do pombo-das-rochas e que humanos e primatas tinham antepassados em comum.

Outro assunto difícil de explicar aos mais pequenos é a genética. Por isso mesmo, Victor Coutard decidiu ilustrar a temática através da história de dois gémeos músicos que, apesar de serem parecidos, questionam-se porque são tão diferentes. É no laboratório de um cientista que vão perceber, por exemplo, que o ADN é a molécula portadora de informação genética que coordena o desenvolvimento do ser vivo. Este e outros conceitos tão confusos como a hereditariedade e os genes são explicados com ilustrações humorísticas em A Incrível Aventura da Genéticaum livro que explica como o nosso modo de vida influencia o nosso código genético.

Por: Inês Martins

Gostou? Partilhe este artigo: