50 anos de Kurt Cobain

kurt-cobain-revista-estante-fnac

Custa a acreditar, já que continua tão presente nas playlists de tantas pessoas, mas, se ainda fosse vivo, Kurt Cobain completaria 50 anos em fevereiro. Um número redondo que é também a ocasião perfeita para recordar um dos artistas mais marcantes de todos os tempos.


A LER

journals-kurt-cobain
Journals
Kurt Cobain
Os pensamentos mais privados de Cobain, bem como os rascunhos e desenhos que criou a partir do ’final da década de 1980, estão reunidos neste diário que é também um vislumbre único para a sua mente.

 

nirvana-som-seattle

Nirvana & O Som de Seattle
Brad Morrell
Como ’foi possível que uma pequena banda de rock alternativo oriunda de Seattle, com um estilo geralmente destinado a nichos, tenha atraído a atenção do mundo inteiro? É o que Brad Morrell explora neste livro sobre a ascensão dos Nirvana.

 

O Perfume
O Perfume
Patrick Süskind
Kurt Cobain disse ter lido mais de dez vezes este livro sobre um aprendiz de per’fumista que se torna assassino na busca da f’ragrância per’eita. “Não consigo deixar de o ler. Está sempre no meu bolso. Não me abandona”, con’fessou. A obra ’foi ainda a principal inspiração da canção “Scentless Apprentice”, do álbum In Utero.

 

cobain-last-session
Kurt Cobain: The Last Session
Jesse Frohman
A última entrevista. A última sessão ’fotográ’ica. Com comentários de Jon Savage e Jesse Frohman, este livro mostra quem é e como convive Kurt Cobain com a ’fama poucos meses antes da morte.

20.02.1967

Kurt Donald Cobain nasce em Aberdeen, Washington, filho de um mecânico e de uma empregada de mesa. É um rapaz pequeno e franzino, mas desenvolve uma atitude insolente e revoltosa que o coloca várias vezes em sarilhos. Eis que, aos 14 anos, o tio lhe oferece uma guitarra. A partir daqui, canaliza grande parte da sua frustração e raiva interior para a música.


Uso pedaços das personalidades de outros para formar a minha.


15.06.1989

Chega às lojas Bleach, o álbum de estreia dos Nirvana, banda de rock alternativo então composta por Cobain (voz e guitarra), Krist Novoselic (baixo) e Chad Channing (bateria). É elogiado pela crítica, mas Cobain admite-se mais tarde incomodado com a escassa substância das letras, bem como com o tom excessivamente duro e negativo dos temas.


Prefiro ser detestado por quem sou do que amado por quem não sou.


24.09.1991

Já com Dave Grohl – o homem que viria a ser responsável pela banda Foo Fighters – na bateria, os Nirvana lançam Nevermind, um segundo álbum de estúdio. E que álbum! Com sucessos como “Smells Like Teen Spirit” e “Come as You Are”, vende mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, populariza o grunge como estilo musical e faz de Kurt Cobain um símbolo de uma geração descontente. Precisamente a mesma que o cantor não se cansa de criticar.


Não leio muito, mas quando leio, leio bem.


24.04.1992

No auge da popularidade Kurt Cobain casa com Courtney Love, vocalista da banda de rock alternativo Hole. O casamento decorre numa praia havaiana com Cobain vestido de pijama. A relação é controversa, turbulenta e marcada pelo consumo de drogas. Em agosto do mesmo ano nasce a única filha do casal: Frances Bean Cobain.


[A minha relação com Courtney Love] é como água mineral e ácido sulfúrico. E quando misturas os dois? Tens amor.


21.09.1993

In Utero, o terceiro – e último – álbum de estúdio dos Nirvana, surpreende os fãs da banda por ter um som bastante distinto do seu antecessor, que muitos entendem como mais polido e comercial. Cobain concorda que é um álbum largamente “impessoal”, mas não deixa de vender perto de 15 milhões de cópias.


O melhor dia que alguma vez tive foi quando o amanhã nunca chegou.


05.04.1994

Depois de uma intervenção relacionada com o consumo de álcool e drogas, Kurt Cobain concorda ingressar num programa de desintoxicação. Acaba, no entanto, por escapar da clínica, apanha um avião de volta para Seattle e, chegado a casa, suicida-se com um tiro de espingarda na cabeça. Deixa uma nota endereçada a Boddah, o seu amigo imaginário de infância. Junta-se desta forma a nomes como Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix no grupo de grandes artistas mortos com apenas 27 anos.


 

Gostou? Partilhe este artigo: