5 livros entre aspas

Conheça alguns livros que preservam o discurso direto de figuras históricas, escritores e até personagens de ficção.

 


A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister

George R. R. Martin

Saída de Emergência

No extraordinário mundo d’As Crónicas de Gelo e Fogo, a criação de George R. R. Martin que mais depressa salta à vista é, curiosamente, a mais pequena. Tyrion Lannister é um anão nascido no seio de uma das mais ilustres famílias dos Sete Reinos, mas responde ao escárnio com que é tratado com uma impressionante perspicácia. A língua afiada e muitas vezes ofensiva de Tyrion é transposta para as páginas deste livro, ilustrado por Jonty Clark, que reúne algumas das suas mais divertidas e contundentes citações. Exemplo: “Quando arrancas a língua de um homem, não estás a provar que ele é mentiroso, estás apenas a dizer ao mundo que temes o que ele possa dizer.”


Pequenas Células Cinzentas

Agatha Christie

Asa

“O meu nome é Hercule Poirot e sou provavelmente o melhor detetive do mundo.” Assim se apresenta um dos mais emblemáticos personagens ficcionais de todos os tempos. De aspeto sempre aprumado e bigode retorcido, o detetive belga exibe com despudorada arrogância – e uma ponta de dramatismo – a prodigiosa inteligência que o caracteriza (e que afirma dever às “pequenas células cinzentas”). São, por isso, frequentes as tiradas surpreendentes nos muitos mistérios que ajuda a desvendar. Pequenas Células Cinzentas reúne algumas delas e ainda um ensaio inédito de Agatha Christie no qual a autora explica a sua relação de amor/ódio com a sua mais célebre criação.


O Grande Livro dos Pensamentos e das Citações

Oscar Mascarenhas

Marcador

Na contracapa deste livro, Oscar Mascarenhas refere que as muitas citações que o recheiam podem muito bem servir de “cábula de falsa erudição para abrilhantar discursos, apresentações promocionais, trabalhos académicos, dedicatórias, conversas de salão ou imprimir em t-shirts”. Concorda, no entanto, que os milhares de frases que reuniu durante anos – já dizia Wilson Mizner: “Se roubarmos de um autor, é plágio; se roubarmos de muitos, é pesquisa.” – pode também ajudar os leitores a raciocinar. As citações estão agrupadas alfabeticamente por temas e são da autoria de personalidades tão diversas como José Cardoso Pires (“O amor começa antes de começar e acaba depois de já ter acabado.”), Estaline (“As ideias são mais poderosas do que as armas. Se não deixamos os nossos inimigos ter armas, porque haveríamos de os deixar ter ideias?”) e Mark Twain (“Bons amigos, bons livros e consciência tranquila: esta é a vida ideal.”).


Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa

Paulo Neves da Silva

Casa das Letras

Porventura a personalidade mais citada em Portugal, Fernando Pessoa chegou a escrever (através de um dos seus heterónimos): “Se depois de eu morrer quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus.” Não obstante, mais interessante será apresentá-lo através das suas próprias frases. Neste livro, organizado por Paulo Neves da Silva, reúnem-se 100 excertos, 350 citações e 65 poemas, distribuídos por mais de 200 temas do autor. E se Fernando Pessoa não é o seu forte, saiba que Paulo Neves da Silva é igualmente responsável por compilações de citações de Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Bocage, Freud, Nietzsche e vários outros.


O Livro Vermelho

Mao Tsé-Tung

Martin Claret

Com mais de mil milhões de cópias postas em circulação, este será certamente o livro de citações mais conhecido de sempre. Inteiramente constituído por citações de Mao Tsé-Tung, ex-presidente da República Popular da China, foi originalmente publicado em 1964 e amplamente difundido pelo país como parte da Revolução Cultural implementada. São, ao todo, 427 citações divididas em 33 temas. Entre ideias mais “inofensivas”, encontram-se também pensamentos aguerridos: “Todos os comunistas devem compreender a seguinte verdade: o poder político nasce da boca de uma arma.”


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: