5 biografias para ofereceres aos apaixonados por música este Natal

woman

Aproveita o Natal para ofereceres a alguém (ou a ti próprio) estas biografias dos teus artistas musicais preferidos.

kurt-cobain-biografia

Mais Pesado do que o Céu

Charles R. Cross

Vocalista dos Nirvana, ícone do grunge e líder de uma geração com um profundo desejo de liberdade, Kurt Cobain foi um ser humano complexo e ainda há muitas dúvidas que cercam a sua vida e legado. Charles R. Cross tentou responder a algumas nesta biografia, para a qual realizou mais de 400 entrevistas e consultou diários do próprio músico durante quatro anos de pesquisa. Um livro ideal para todos aqueles que já ouviram “Smells Like Teen Spirit” e “Come As Your Are” incontáveis vezes.


elton-john-eu

Eu, Elton John

Elton John

Se sabes de cor as músicas “Rocket Man” ou “Tiny Dancer”, este livro é para ti. Vem conhecer a história do famoso músico que começou a sua carreira no bar Troubadour, vestido com umas jardineiras amarelas e botas com asas, e que mais tarde conseguiu a impressionante meta de mais de 300 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Nesta sua biografia Elton John conta tudo, desde a dependência de drogas e fiascos musicais ao seu casamento e paternidade, sempre a rir-se de si próprio.


ze-pedro-uma-biografia

Zé Pedro: Uma Biografia 

André Rito e Pedro Lourenço

Com nove meses já andava, foi o terceiro de sete irmãos e o único a usar alfinetes nas orelhas e cintos de balas vazias (típico da subcultura punk que tanto prezava). Foi também o primeiro a contactar Kalú para ser baterista dos Xutos & Pontapés, ainda com Zé Leonel no lugar que viria a ser de Tim. Há muitas histórias que se podem escrever sobre Zé Pedro e André Rito conta-as todas neste livro ilustrado. “O rock ’n’ roll é um estado de espírito e uma pessoa ou sente ou não sente”, imortalizou Zé Pedro.


bowie-uma-biografia

Bowie: Uma Biografia

María Hesse e Fran Ruiz

Quando estava a participar no filme O Homem que Veio do Espaço em 1975, David Bowie, um confesso bibliófilo, trouxe imensos livros para passar o tempo na sua caravana entre as filmagens. Alguns, como Assim Falava Zaratustra de Friedrich Nietzsche, que inspirou mais tarde a música “The Supermen”, fizeram parte da sua biblioteca ambulante. María Hesse, que já tinha ilustrado a biografia de Frida Kahlo, pinta vários destes momentos da vida do artista num livro que vai agradar a todos os fãs deste artista inglês.


a-vida-de-leonardo-cohen

I’m Your Man: A Vida de Leonard Cohen

Sylvie Simmons

Ao leres a biografia de Leonard Cohen irás perceber que era um homem de contradições: apresentava-se como judeu, mas em 1996 tornou-se um monge budista com o nome de Jikan (que significa “silêncio”, ironicamente) e, bem antes disso, em 1964, até escreveu uma antologia de poemas intitulada Flores para Hitler. Sylvie Simmons, a biógrafa autorizada do músico, teve acesso ilimitado aos seus poemas, trabalhos de ficção e música, e explora neste livro os paradoxos do homem que nos comoveu com “Hallelujah” e “Night Comes On”.

Por: Carolina R. Rodrigues

Gostou? Partilhe este artigo: