5 autores que deves seguir nas redes sociais

autores-redes-sociais-revista-estante-fnac

Quase incontornáveis no mundo atual, as redes sociais são – depois dos livros – a principal plataforma de contacto com os nossos escritores preferidos. E algumas contas são especialmente interessantes, permitindo-nos um olhar aprofundado sobre alguns dos autores que mais admiramos. Será que já os segues a todos?

STEPHEN KING

Um dos mais populares e respeitados escritores do mundo, este americano de 69 anos começou por ser associado exclusivamente ao horror – graças a romances tão emblemáticos como Carrie, Misery, It ou The Shining –, mas cedo extravasou géneros e levou o seu talento enquanto contador de histórias a obras de estilos tão distintos como 22/11/63 ou a saga A Torre Negra. Stephen King permanece interessante até em doses tão curtas como as dos textos que publica nas suas contas das redes sociais.


O QUE PODEM ENCONTRAR OS SEGUIDORES


Recomendações de livros, filmes, séries e música.


Dicas de escrita e linguagem… e algumas “farpas” a outros escritores.


Política. Stephen King é um crítico bastante vocal do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e chegou mesmo a ser bloqueado por este no Twitter.

jk-rowling-revista-estante-fnac-andrew-montgomery-wall-to-wall-media-ltd

Facebook
Twitter

 

Harry-Potter-e-a-Pedra-Filosofal-Vol-1

 

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

 

monstros-fantasticos

carreira-do-mal-revista-estante-fnac

J. K. ROWLING

A criadora da icónica saga de Harry Potter e dos romances criminais escritos sob o pseudónimo de Robert Galbraith é uma utilizadora muito ativa nas redes sociais, e particularmente no Twitter, onde publica não apenas textos, mas fotografias, vídeos e GIFs. A britânica costuma responder – por vezes de forma hilariante – às questões que lhe são feitas pelos seus seguidores. E também não se esquiva às críticas. Bem pelo contrário.


O QUE PODEM ENCONTRAR OS SEGUIDORES


Conversas com os leitores, nas quais tem por hábito esclarecer dúvidas sobre o universo de Harry Potter e divulgar novidades sobre os seus projetos.


Política. Apesar de não ser americana, J. K. Rowling é outra das vozes mais ativas da literatura na oposição a Donald Trump.


Um vislumbre ocasional do passado vivido em Portugal.

revista-estante-fnac-margaret-atwood

Facebook
Twitter

 

A História de uma Serva

 

coracao-ultimo-morrer

 

Ano do Dilúvio

MaddAddam

 

MARGARET ATWOOD

A canadiana diz ver no Twitter uma espécie de programa de rádio: “Recebo convidados, tenho breves conversas com eles, tal como se poderiam ter por telefone, e se se portarem mal mando-os embora.” É através das redes sociais que a autora de romances como A História de Uma Serva – adaptado este ano, com sucesso, à televisão –, O Coração é o Último a Morrer e a trilogia MaddAddam, composta por Órix e Crex, O Ano do Dilúvio e MaddAddam, se mantém em contacto com o público: “Não é o meu emprego, mas é o meu serviço público.”


O QUE PODEM ENCONTRAR OS SEGUIDORES


Promoções de diversas causas sociais e ambientais.

Captura de ecrã 2017-06-23, às 10.21.14


Conversas com os seguidores, recomendações literárias e novidades sobre a sua ficção (e sobre as adaptações feitas a partir da sua ficção).

Captura de ecrã 2017-06-23, às 10.17.09

Captura de ecrã 2017-06-23, às 10.20.18


Novas formas de ficção, incluindo um microconto escrito especialmente para o Twitter.

neil-gaiman-revista-estante-fnac

Facebook
Twitter

 

Deuses Americanos

 

Neverwhere

 

Bons-Augúrios

sandman

NEIL GAIMAN

Será que existe género que Neil Gaiman não seja capaz de dominar? Aos 56 anos, o inglês tem créditos firmados na escrita de romances para adultos e para crianças, banda desenhada e guiões para cinema, rádio e televisão. Movimenta-se sem esforço no drama, na fantasia e até na comédia. Conta no currículo com livros tão emblemáticos como Deuses Americanos, Sandman, Neverwhere ou Bons Augúrios. E transpõe a graça que lhe é natural para as publicações que, com frequência, faz nas redes sociais.


O QUE PODEM ENCONTRAR OS SEGUIDORES


Observações divertidas sobre o autor e o seu dia a dia.


Textos originais, muitas vezes acompanhados por vídeos ou ilustrações.

Captura de ecrã 2017-06-23, às 10.13.17

Captura de ecrã 2017-06-23, às 10.14.16

Captura de ecrã 2017-06-23, às 10.15.25


Promoção de causas sociais – e do seu próprio trabalho enquanto mensageiro além de romancista.

neil-gaiman-facebook-1

joyce-carol-oates-dustin-cohen

Facebook
Twitter

 

A-Filha-do-Coveiro

 

A-Mulher-da-Lama

 

Raposas-de-Fogo

Terra-Amarga

JOYCE CAROL OATES

Frequentemente apontada à conquista de um Nobel de Literatura, Joyce Carol Oates é, aos 79 anos, uma multipremiada autora com mais de 40 romances publicados, incluindo títulos como A Filha do Coveiro, A Mulher da Lama e Raposas de Fogo. Mas quem só lhe conhece a escrita literária haverá de se surpreender com a sua atividade nas redes sociais. Isto porque a americana detém um dos mais controversos perfis do Twitter. Há quem considere as suas publicações de mau gosto, outros acham que tem apenas um sentido de humor tão negro como as suas histórias, mas não há forma de negar que é uma autora que entretém também no mundo digital.


O QUE PODEM ENCONTRAR OS SEGUIDORES


Observações polémicas ou apenas politicamente incorretas.


Humor negro.


Pensamentos – ou devaneios? – sobre a sua vida e sobre a vida em geral.

Por: Tiago Matos
Fotografias: J. K. Rowling (Andrew Montgomery, Wall to Wall Media Ltd.), Joyce Carol Oates (Dustin Cohen),
Margaret Atwood (Kristin Von Hirsch), Neil Gaiman (Sophia Quach), Stephen King (Shane Leonard)

Gostou? Partilhe este artigo: