5 livros do presente
que já antecipam o futuro
O Círculo
Dave Eggers
Guerra Americana
Omar El Akkad
Infomocracy
Malka Older
Matar o Presidente
Sam Bourne
Um Mundo de Pernas para o Ar
Elan Mastai
A ficção científica de ontem pode muito bem ser a literatura contemporânea de amanhã. Que tendências se adivinham para o futuro das nossas leituras?
A OMNIPRESENÇA DA TECNOLOGIA
Os avanços na tecnologia prometem dominar a literatura nos próximos anos, mas não com o sobressalto das antigas histórias de ficção científica. Da mesma forma que a certa altura os telemóveis se introduziram nas histórias – e é curioso pensar quantos mistérios de outros tempos teriam sido resolvidos em poucas páginas se estes já existissem –, é muito provável que, nas próximas décadas, os nossos personagens preferidos passem a viajar com toda a naturalidade em carros autónomos e lidem diariamente com inteligência artificial.
AS INESCAPÁVEIS REDES SOCIAIS
Se por enquanto a blogosfera e as redes sociais têm surgido quase exclusivamente na ficção para jovens adultos, é possível que, nos próximos anos, se intrometa cada vez mais em todo o tipo de narrativas. O facto de que (quase) toda a gente pode agora ser contactada a qualquer momento, esteja onde estiver, é um ponto importante a ter em conta nos mais diversos enredos. E ainda há que considerar o lado negativo da Internet como potencial fonte de aterradores policiais e thrillers.
DISTOPIAS E REALIDADES PARALELAS
A ameaça do terrorismo, a ascensão de ideias extremistas e a necessidade global de sermos iguais e ao mesmo tempo diferentes deverá significar que as distopias continuarão a ser muito populares nas próximas décadas, satirizando a realidade e alertando para os problemas da sociedade moderna. Outro género que deverá crescer é o da história alternativa, que imagina o que seria o mundo se um evento aparentemente insignificante tivesse ocorrido de forma diferente – muitas vezes com consequências medonhas.
OLHAR O PASSADO PARA PREVENIR O FUTURO
Pode parecer estranho, mas uma das tendências mais prováveis para o futuro é… o passado. E não só porque o revivalismo parece estar aí para ficar, mas porque existe cada vez mais a perceção de que aprender com o passado é a única forma de saber lidar com os desafios do futuro. Seja por obra de romances históricos ou de livros de não ficção, as histórias reais de outros tempos continuarão certamente a ser muito escritas e lidas. E ainda bem.