Mariana Abecasis: “Ser saudável não é viver em privação constante”

Em A Dieta Perfeita, o seu mais recente livro, Mariana Abecasis defende que é preciso comer bem sem pensar em grandes restrições. O segredo está no equilíbrio. Em entrevista à Estante, a nutricionista esclarece algumas destas questões.

As Receitas da Dieta Perfeita

Mariana Abecasis

No seu mais recente livro, a nutricionista Mariana Abecasis inclui 200 receitas adequadas às diferentes fases da dieta e divididas em quatro secções: Dieta, Manutenção, Lanches e Sobremesas.

Nascente

O lema do seu livro é “comer bem, sem proibições nem sacrifícios”. Como conseguimos alcançar esses objetivos quando as nossas rotinas parecem cada vez mais impedir essas “proibições”?

Para mim, a grande mudança passa fundamentalmente por organização e algum planeamento. Com os dias que correm, de facto temos uma vida muito corrida e a sensação de falta de tempo. Contudo, com algum planeamento e organização é possível conciliar alimentação saudável com vida profissional, vida social e vida familiar. Ser saudável não é “estar em dieta” e viver em privação constante, mas sim saber deixar os excessos para os dias festivos e ocasiões especiais e tentar ter uma base de alimentação equilibrada no dia a dia normal. Com algumas diretrizes e tendo a nossa casa e o nosso local de trabalho preparados com as nossas alternativas de lanches e snacks, é simples emagrecer e adotar uma alimentação mais saudável.

Qual é o maior desafio na área da nutrição nos dias de hoje?

Por incrível que pareça, para mim o maior desafio é “simplesmente” o ensinar a comer bem. Pode parecer-nos “básico”, mas hoje em dia a nossa alimentação está altamente condicionada por dietas da moda, superalimentos, alimentos detox, publicidades enganosas e dicas constantes em sites, revistas, livros e televisão que prometem milagres e resultados em três dias. Tudo isto faz com que os conceitos de saúde, emagrecimento, patologias e intolerância se fundam e confundam. Para saber comer bem e fazer escolhas saudáveis não é preciso ser nutricionista, mas é preciso desmistificar todo este boom de informação para se fazerem escolhas conscientes.

Qual é o primeiro conselho que dá a alguém que chega a uma consulta sua e lhe diz que quer perder peso?

Deixar de lado as dietas malucas e demasiado restritivas e tentar algo diferente. Aprender a comer, ou seja, criar hábitos alimentares saudáveis ao invés de seguir dietas restritivas repetidamente. É a única solução que conheci até hoje que consegue conciliar resultados saudáveis e duradouros!


3 outros
livros de dieta

Transforme o Seu Corpo e a Sua Vida em 22 Dias
Marco Borges

A fórmula é simples: 80% hidratos de carbono, 10% gordura e 10% proteína. E ajudou estrelas como Beyoncé, Shakira e Jennifer Lopez a perderem peso. Saiba mais neste livro.

Lua de Papel
Dieta Le Bootcamp
Valérie Orsoni

A especialista em nutrição Valérie Orsoni revela o seu revolucionário programa de perda de peso, seguido por celebridades como Kim Kardashian e Jennifer Aniston.

Clube do Autor
Dieta M
Magda Roma

Perder peso, desintoxicar e adotar hábitos de vida saudáveis em apenas 30 dias. É isto que promete um programa desenvolvido pela nutricionista Magda Roma e explicado neste livro.

Nascente

Gostou? Partilhe este artigo: