Joana Alves: “Estamos numa fase boa para o vegetarianismo”

Joana Alves, autora do livro Natural, fala-nos sobre os benefícios de uma dieta vegetariana e de como tem havido uma abertura cada vez maior por parte dos supermercados e restaurantes para apresentar alternativas.

Natural – O Grande Livro da Cozinha Vegetariana

Joana Alves

A autora do blogue Le Passe Vite apresenta neste livro mais de uma centena de receitas vegetarianas, vegan e raw com uma diversidade que se adequa a todas as ocasiões.

A Esfera dos Livros

É vegetariana há 20 anos. Hoje em dia já há mais opções do que antigamente. Quais foram as maiores dificuldades com que se deparou nos últimos 20 anos pelo facto de ser vegetariana?

Sim, as coisas mudaram imenso nos últimos tempos. De há cinco anos para cá sinto que existe cada vez mais abertura para este género de alimentação, o que acaba por se refletir nos supermercados e restaurantes. É agora mais fácil encontrar certos ingredientes que antes só se encontravam em poucas lojas. E nos restaurantes já não se estranha tanto quando se pergunta por uma opção vegetariana ou até mesmo vegan. Estamos numa fase boa para o vegetarianismo.

Quais são as principais vantagens de seguir uma dieta vegetariana?

A alimentação vegetariana, quando baseada em produtos frescos e naturais, é extremamente rica e saudável. Não defendo que se adapte a toda a gente, acredito que todos somos diferentes e se deve ajustar a alimentação de acordo com as necessidades de cada um. Para mim é incrivelmente energética e sinto que estou a tratar bem o meu corpo. Como em qualquer tipo de alimentação, basta ter alguns cuidados para ingerir todo o tipo de nutrientes. Pode também ser um género de alimentação mais sustentável e nada bate a sensação de uma consciência mais tranquila.

De designer de comunicação para o blogue (Le Passe Vite) e do blogue para o livro. Qual é a vantagem de poder passar as suas receitas aos outros e como é que isso a satisfaz enquanto pessoa?

Sinto um retorno enorme quando alguém me diz que se sente inspirado com o que partilho. Nunca me imaginei neste papel e, apesar de sentir mais responsabilidade do que quando comecei o blogue, é algo que me traz uma satisfação incrível. Dediquei-me muito para escrever Natural e saber que tem ajudado tanta gente a mudar ou melhorar a sua alimentação compensa todas as longas horas de trabalho.


8 livros para uma alimentação mais saudável

Vegetariano-todos-os-dias
Vegetariano Todos os Dias
David Frenkiel e Luise Vindhal

Os autores do blogue Green Kitchen Stories partilham neste livro mais de uma centena das suas receitas vegetarianas preferidas.

Casa das Letras
Escola-de-Cozinha-Vegetariana
Escola de Cozinha: Vegetariana
Lena Tritto

Mais de 500 fotografias registam todos os ingredientes e fases de preparação de algumas das melhores receitas vegetarianas.

Civilização Editora
Cozinha-Vegetariana-Para-Quem-Quer-Ser-Saudável
Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável
Gabriela Oliveira

Este livro inclui mais de 90 receitas de refeições, lanches e sobremesas 100% vegetarianas.

Arte Plural Edições
Cozinha-Vegetariana-Para-Quem-Quer-Poupar
Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar
Gabriela Oliveira

Mais de uma centena de receitas sem carne, peixe, lactose ou ovos num livro que ensina a preparar refeições, lanches e sobremesas sem gastar muito dinheiro.

Arte Plural Edições
Alquimia-dos-Sabores
Alquimia dos Sabores
Guilherme Juvenal e Diana Pinheiro

Um guia para identificar necessidades nutricionais e articular a alimentação com as estações do ano e a região onde se vive.

Dinalivro
200-receitas-light-sem-acucar
200 Receitas Light sem Açúcar

Receitas com poucas calorias (e sem açúcar) explicadas passo a passo e acompanhadas por imagens.

Jacarandá Editora
200-receitas-light-sem-gluten
200 Receitas Light sem Glúten

Para quem é intolerante ao glúten ou pretende adotar uma alimentação sem esta proteína, um livro com 200 receitas leves.

Jacarandá Editora
Viagens-da-Comida-Saudável
Viagens da Comida Saudável
Daniela Ricardo

Um livro que reúne receitas saudáveis e nutritivas inspiradas pelas viagens da autora a países como Tailândia, Nepal, Marrocos, Vietname, Brasil, Camboja, Peru e Índia.

Edições Chá das Cinco

Gostou? Partilhe este artigo: