15 livros que saem em outubro e vão dar boas prendas de Natal

outubro-livros-revista-estante-fnac

Ainda agora se fez outubro e já pensamos no Natal. Mas não desesperes: se não quiseres esperar tanto tempo, podes começar já a ler os fantásticos livros que chegam à FNAC este mês.


Ultimo Caderno de Lanzarote

Último Caderno de Lanzarote

José Saramago

Parece que foi ontem, mas faz em outubro vinte anos que foi anunciado: José Saramago era o vencedor do Nobel da Literatura. Ocasião mais que perfeita para a publicação de um novo livro do autor. O último. Ou, como descreve Pilar del Río em conversa com a Estante, “um abraço aos leitores”.


estar-vivo-aleija

Estar Vivo Aleija

Ricardo Araújo Pereira

Depois de A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar e Reaccionário com Dois Cês, Ricardo Araújo Pereira volta a comentar a sociedade moderna como só ele sabe, através de uma coleção de 69 crónicas escritas para o jornal brasileiro Folha de S. Paulo. Um livro repleto de humor.


a-coisa

A Coisa, vol. 1

Stephen King

É um livro que nos aterroriza desde que foi publicado, há mais de 30 anos. Depois de uma minissérie televisiva e de um filme de grande sucesso, chega-nos finalmente traduzido para português um dos grandes clássicos de Stephen King. Uma leitura imperdível para qualquer fã do autor americano.


espaco-para-sonhar

Espaço para Sonhar

David Lynch e Kristine McKenna

Embora esteja há mais de uma década sem lançar uma nova longa-metragem, David Lynch é um realizador que dispensa apresentações e uma das mentes mais fascinantes do cinema – e da televisão. Este livro conta a história do criador de obras tão icónicas como Twin Peaks e Mulholland Drive, numa narrativa que mistura primeira e terceira pessoas.


fear

Fear: Trump in the White House

Bob Woodward

É o livro mais falado do momento nos Estados Unidos. Bob Woodward, jornalista de investigação que em 1972 ficou conhecido por trazer a público o escândalo de Watergate, escreve agora sobre a presidência de Donald Trump, descrevendo a atual administração americana como altamente disfuncional.


fado-da-severa

O Fado da Severa

Maria João Lopo de Carvalho

Chamava-se Maria Severa e era uma prostituta de ascendência cigana que morreu aos 26 anos queixando-se de nunca ter vivido. No entanto, deixou uma marca tão incontornável na cultura portuguesa que é quase criminoso não ser hoje mais conhecida do que é. Isto porque Maria Severa inventou o fado. A sua história está neste livro.


cinco-meninos-cinco-ratos

Cinco Meninos, Cinco Ratos

Gonçalo M. Tavares

Depois de A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado, eis o segundo volume da nova série de ficção de Gonçalo M. Tavares, intitulada Mitologias. “Um espaço mitológico e do mundo do impossível”, como referiu o autor à Estante, que neste volume acompanha cinco crianças perdidas na floresta.


os-dez-espelhos-benjamin-zarco

Os Dez Espelhos de Benjamin Zarco

Richard Zimler

O novo romance de Richard Zimler salta entre 1944 e 2018 para nos contar a história de um homem, Benjamin Zarco, da forma como escapou ao Holocausto juntamente com o seu primo, e da culpa que sempre o perseguiu apenas por ter sido um dos poucos a sobreviver.


ano-sabatico

O Ano Sabático

João Tordo

O mês de outubro traz-nos esta reedição de um dos livros mais elogiados de João Tordo, sobre um contrabaixista que conhece o seu doppelgänger – ou pelo menos alguém muito semelhante – num ano sabático que passa em Lisboa. Uma história inspirada em livros como O Duplo e O Homem Duplicado.


cada-suspiro-teu

Cada Suspiro Teu

Nicholas Sparks

Nicholas Sparks inspirou-se numa história real – e provavelmente também em si próprio – para nos trazer este romance sobre dois estranhos com origens bastante distintas que se conhecem numa praia dos Estados Unidos e desenvolvem uma ligação profunda, embora aparentemente condenada.


meu-coracao-entre-dois-mundos

O Meu Coração Entre Dois Mundos

Jojo Moyes

Mais uma aventura romântica de Lou Clark, a personagem que Jojo Moyes nos apresentou em Viver Depois de Ti e Viver Sem Ti – e posteriormente interpretada por Emilia Clarke numa adaptação ao cinema. Neste livro, Lou procura adaptar-se à nova vida em Nova Iorque, mas não tem a certeza se é esta a mulher que quer ser.


stars-estrelas-mais-brilhantes

As Estrelas Mais Brilhantes

Anna Todd

Depois de nos dar a conhecer a série After, inspirada no cantor Harry Styles, Anna Todd abre uma nova série – Stars – com este romance sobre uma jovem massagista que inicia um relacionamento amoroso com um militar do exército americano. Uma história bem diferente daquelas a que a autora nos habituou.


inverno-lisboa

O Inverno em Lisboa

Antonio Muñoz Molina

Originalmente publicado em 1987, este foi o romance que deu ao espanhol Antonio Muñoz Molina os seus dois primeiros prémios literários. É também uma história inspirada no cinema noir americano na qual um pianista de jazz se apaixona por uma mulher casada e dá entrada numa alucinante perseguição. Em Lisboa.


tambem-tive-pega-monstro

Também tive um Pega Monstro

Diogo Faro

O revivalismo está na moda. E, parecendo que não, os anos 90 já terminaram há quase 20 anos. Por isso está mais do que na altura de lembrar as Spice Girls, os Tazos, o Buereré e todas as outras pessoas e coisas que marcaram uma geração. A equipa responsável pelos Revenge of the 90s teve a ideia; o “Sensivelmente Idiota” Diogo Faro passou-a para o papel.


homo-creator

Homo Creator

Edward O. Wilson

Um dos mais importantes cientistas vivos, Edward O. Wilson é por muitos considerado o pai da sociobiologia e da biodiversidade, tendo já sido distinguido com dois Pulitzer pelos livros On Human Nature The Ants. Neste livro, fala sobre o génio e a perversidade que coabitam na espécie humana e dá-nos uma nova perspetiva sobre quem realmente somos.


 

Gostou? Partilhe este artigo: