14 livros para conhecer a língua portuguesa

Para mergulhar na literatura e cultura portuguesas, sem esquecer influências de Moçambique, Angola ou Brasil. autores clássicos, atuais, vencedores do Prémio nobel ou com romances de estreia, todos têm o português como denominador comum.

 

OS MAIAS,
Eça de Queiroz,
A sociedade burguesa lisboeta do final do século XIX é retratada com uma fina ironia por Eça de Queiroz. Dá a conhecer uma outra Lisboa cujos locais podem ainda hoje ser revisitados.

Maias

LIVRO DO DESASSOSEGO,
Bernardo Soares
Entre a realidade e a ficção é considerada uma das maiores obras de Fernando Pessoa, aqui representado pelo seu heterónimo Bernardo Soares.

MEMORIAL DO CONVENTO,
José Saramago
O Prémio Nobel da literatura, traça, através de uma história que gira em torno da construção do palácio de Mafra, o retrato do regime absolutista, das várias formas de lhe escapar, do amor e da vontade dos homens.

Saramago

O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS,
Lídia Jorge
O mundo dos imigrantes, a explosão do imobiliário e as diferentes culturas que hoje se cruzam em Portugal estão presentes nesta história que decorre no Portugal dos dias de hoje.

 

AS NAUS,
António Lobo Antunes
Publicado originalmente em 1988, tem como base o regresso dos retornados das ex-colónias a Portugal durante a década de 1970.

NENHUM OLHAR,
José Luís Peixoto
Foi a obra de estreia do autor e recebeu o Prémio José Saramago. Passada no interior alentejano, misturando elementos da realidade e do fantástico, é das obras mais traduzidas de José Luís Peixoto.

A GLORIOSA FAMÍLIA,
Pepetela
Luanda de há uns séculos e a origem de uma das famílias que ainda hoje marca a sociedade angolana – os Van Dunen – é aqui retratada de forma irónica por Pepetela.

OS TRANSPARENTES,
Ondjaki
Aquele que é um dos mais jovens nomes da literatura angolana, faz um retrato da atual cidade de Luanda, modo de vida, economia e sistema político.

JESUSALÉM,
Mia Couto
Mais uma vez, de forma poética e misturando realidade e fantasia, Mia Couto criou uma história em torno das grandes interrogações do ser humano.
Jesusalem

O SONÂMBULO AMADOR,
José Luiz Passos
O escritor brasileiro foi vencedor do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa de 2013. O livro relata a história de um funcionário da indústria têxtil de Pernambuco internado numa clínica psiquiátrica.

ESSA COISA BRILHANTE QUE É CHUVA,
Cintia Moscovich
Um livros de contos aparentemente simples sobre a rotina do dia-a-dia mas que levam o leitor a pensar no que é, de facto,importante na vida, distinguido com o Prémio Portugal Telecom na categoria Contos em 2013.

HABITANTE IRREAL,
Paulo Scott
Editado em 2011 e premiado com a Bolsa Petrobás de Criação Literária, é história de um amor impossível uma jovem índia Maína e um estudante de direito e ativista político de boas famílias de Porto Alegre.

 

BARBA ENSOPADA EM SANGUE,
Daniel Galera
O quarto romance do autor brasileiro narra a história de um professor de educação física que se isola depois de um acontecimento trágico numa tentativa de se encontrar. Uma narrativa ritmada com descrições subtis e diálogos ágeis.

Barba_Ensopada_Sangue

O ÚNICO FINAL FELIZ PARA UMA HISTÓRIA DE AMOR É UM ACIDENTE,
oão Paulo Cuenca
Um romance que se passa em Tóquio, centrado em Shunsuke Okuda, um jovem funcionário de uma multinacional.

Gostou? Partilhe este artigo:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *