Os livros que lês enquanto estás na universidade não devem ser apenas os que estão incluídos no teu plano curricular. Para te ajudar na escolha, pedimos a professores de várias áreas que nos recomendassem algumas leituras essenciais para te saíres bem no teu curso.
ARQUITETURA
Por: Professor Paulo Tormenta
ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
Diário de “Bordo” 1960
Fernando Távora
“Este Diário de ‘Bordo’ 1960 regista meticulosamente as impressões de Fernando Távora num amplo périplo pelos Estados Unidos, México, Japão, Tailândia, Paquistão, Líbano, Egito e Grécia. Távora contrapõe o pragmatismo americano face ao gigantismo da história milenar da arquitetura, salvaguardando um distanciamento crítico que lhe permite clarificar a linha orientadora do seu percurso de professor e de arquiteto.”
Melancolia e Arquitectura em Aldo Rossi
Diogo Seixas Lopes
“A relação simbiótica entre melancolia e arquitetura definem o enquadramento estético explorado por Aldo Rossi, num momento de reedificação crítica da cultura arquitetónica diante do esgotamento do movimento moderno. A debilidade melancólica é também uma chave de leitura para a descodificação da erudição da arquitetura portuguesa das últimas décadas.”
Porosis: The Architecture of Nuno Brandão Costa
André Cepeda
“A intimidade discursiva entre representação e projeto é trabalhada neste livro, num registo de grande rigor estético. A fotografia de André Cepeda evidencia a singularidade de certos pontos de vista que, em cada sítio, fundamentam as territorialidades onde opera a arquitetura de Brandão Costa. Neste processo emerge um sentido ético que expõe, sem capas, a fragilidade das rugosidades do tempo, diante da dissolução da memória imposta pela aceleração da condição contemporânea.”
TURISMO
Por: Professora Ana Cristina Ferreira Mendes
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
The Tourist Gaze 3.0
Jonas Larsen e John Urry
“É um texto fundamental para compreender a centralidade da cultura visual para as experiências turísticas.”
Key Concepts in Tourism Research
David Botterill
“David Botterill mapeia conceitos-chave da investigação em turismo, funcionado como um texto introdutório imprescindível para enquadramentos concetuais e ‘estados da arte’.”
Co-Creating Tourism Research
Carina Bregnholm Ren
“Aborda um dos tópicos emergentes nos estudos de turismo: as práticas de cocriação e colaboração que refletem o papel crescentemente ativo e participativo do turista.”
MEDICINA
Por: Professor Filipe Caseiro Alves
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Fisiopatologia: Fundamentos e Aplicações
Anabela Mota Pinto
“É uma obra particularmente dirigida a estudantes de cursos de Medicina e Ciências da Saúde, podendo também ser útil para os alunos de Engenharia Biomédica e Farmácia. Embora não tenha um caráter generalista, pode ser útil a todos os leitores que pretendam um nível de informação mais detalhado sobre os princípios base onde assenta a explicação de muitos dos processos patológicos humanos. Particularmente interessante é a descrição detalhada dos mecanismos fisiopatológicos das doenças do aparelho respiratório.”
Gestão em Saúde
Mário Bernardino
“Este livro premiado com o prémio António Arnault é muito relevante no que respeita à aquisição de conhecimentos e estratégias para gerir em saúde. Partindo do diagnóstico e arrumando um setor dedicado às especificidades do setor, explicita a estrutura e organização dos serviços de saúde, elaborando sobre novos modelos de gestão do setor público e privado. Termina com um capitulo dedicado à reforma do sistema de saúde. Numa altura em que se espera que os profissionais de saúde conheçam e possuam formação em áreas de gestão (consideradas como soft skills), este livro contribui pela positiva para quem quer perceber mais sobre o setor da saúde e quais as estratégias que podem – ou devem – ser seguidas.”
Ser Mortal
Atul Gawande
“Este livro prefaciado por João Lobo Antunes ilustra o que um cirurgião norte-americano, que publica regularmente no New Yorker, entende pela vida e pela morte. Produzindo uma reflexão séria e de grande nível literário sobre a perenidade da vida, a mistura de sentimentos, a ciência e a forma como se encara o derradeiro momento são o tema de um discurso que possui importantes conotações éticas, científicas e emocionais, citando casos concretos da sua vivência pessoal. Para um médico que lida com todos os estados dos pacientes – na saúde, na doença e na morte –, este livro transmite a sensação de que nem o médico nem o doente estão sozinhos em etapas difíceis da vida. A ler e a reter.”
E ainda…
PARA PRÉ-UNIVERSITÁRIOS
Por: Professora Maria de Lurdes Trilho
Escola Secundária Francisco Simões
O Prazer do Texto precedido de Variações Sobre a Escrita
Roland Barthes
“Um livro que convida o leitor a compreender a fisiologia da obra literária e o poder de sedução, a não esterilidade, que o texto exerce sobre aquele que o lê. Trata-se de um estudo que serviu de base à teoria da plurissignificação do texto literário e às suas múltiplas leituras, tantas quantas os leitores.”
O Sexo das Emoções
Alain Braconnier
“Ilustra a interação que é possível estabelecer entre a psicologia e a literatura, já que consideramos que o diálogo com a literatura não tem de ser apenas entre escritor e leitor, mas em interação com outros interlocutores de outras áreas do saber que, mais ou menos na sombra daqueles, fazem parte da mensagem que um constrói e o outro desconstrói.”
O Organista
Lídia Jorge
“Este brevíssimo conto, publicado de forma autónoma e em edição bilingue (português e inglês), faz-nos pensar que nada tem de acontecer da forma esperada e que podemos, todos nós, de forma livre e espontânea, mudar o rumo, se não do universo, das nossas próprias vidas. É um texto que consegue criar o desejo barthiano no leitor através de uma recriação da teoria da criação (seja do universo ou outra qualquer).”