10 livros essenciais para recém-mamãs (e papás)

livros-mamas-papas-bebes-revista-estante-fnac

Se é verdade que cuidar de um bebé é uma alegria, também o é que pode não ser fácil, em particular nos primeiros tempos. Felizmente existem livros que ajudam.

PARA A PREPARAÇÃO ANTECIPADA

Gravida-Livro-de-Instrucoes

Grávida: Livro de Instruções

Sarah Jordan e David Ufberg

Porque ser mãe tem início muito antes da hora do parto, este livro ensina a preparar da melhor forma a chegada de um novo elemento à família, esclarecendo as mais habituais dúvidas que podem surgir a uma futura mãe com uma linguagem simples, prática e despretensiosa. Inclui até uma hilariante comparação entre o que é um bebé real e o que é um bebé da televisão. Para que não restem dúvidas.

Vou-Ser-Pai

Vou Ser Pai

Mário Cordeiro

E os recém-papás? Será que ninguém pensa neles? Não é bem assim. Este livro do pediatra Mário Cordeiro explica que não são apenas as mulheres que ficam grávidas – os homens também são assaltados por dúvidas e angústias relacionadas com a gravidez e a paternidade. Vou Ser Pai foi escrito para esclarecer estes temores e preparar da melhor forma os pais para o bebé que está quase a chegar.

PARA APRENDER O BÁSICO

Bebé: Livro de Instruções

Louis Borgenicht e Joe Borgenicht

Se todos os aparelhos que temos em casa vêm com um manual, porque não haver também um para os bebés, essas criaturas tão infinitamente mais complexas? Foi isso que pensaram Louis Borgenicht e Joe Borgenicht, respetivamente pai pediatra e filho (que também é pai), quando escreveram este bem-humorado livro de instruções que explica tudo o que há a saber para que o primeiro ano com o bebé corra às mil maravilhas.

O Grande Livro dos Medos e das Birras

Mário Cordeiro

Não há como escapar a esta verdade: bebés também significam birras. O que, por sua vez, provoca nas mães e nos pais a ansiedade de não estarem a fazer o seu “trabalho” da forma mais correta. Este livro serve, contudo, para os novos papás perceberem que as birras fazem parte da experiência e não devem ser encaradas com embaraço. Oferece ainda conselhos sobre como atuar quando os filhos se atiram para o chão a gritar e espernear.

PARA A HORA DE DORMIR

Os Bebés Também Querem Dormir

Constança Cordeiro Ferreira

Outro dos momentos críticos do dia para uma recém-mamã ou papá é a hora de ir para a cama. Isto porque nem sempre é fácil. Quando o bebé chora, ninguém dorme; e o bebé escolhe muitas vezes a madrugada para chorar. Mas não tem de ser assim: este livro ensina-nos a ficar atentos aos sinais que o bebé transmite, para maximizarmos as possibilidades de uma boa noite de sono. Bónus: vem com uma fralda de pano, cortesia da Knot!

10 Histórias para Adormecer sem Medos nem Birras

Filipa Sommerfeldt Fernandes

Não há nada que mais ajude uma criança a ter uma noite de sono descansada do que uma boa história. Ou talvez haja: dez boas histórias. Sem bruxas ou monstros assustadores, apenas simpáticos animais com os quais os mais novos se podem identificar. É isto que nos traz este livro escrito pela especialista em sono infantil Filipa Sommerfeldt Fernandes – que também é autora de 10 Histórias para Comer Sem Birras.

PARA ENSINAR A COMER

Baby-Led Weaning

Begoña Prats

Chama-se Baby-Led Weaning e é uma técnica muito utilizada nos países do Norte da Europa, que possibilita que os bebés comecem a comer alimentos sólidos, sozinhos, a partir dos seis meses, apresentando benefícios a nível de mastigação e coordenação motora. Como? É o que explica este livro, composto igualmente por 70 receitas Baby-Led Weaning para almoços, jantares e sobremesas.

Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças

Gabriela Oliveira

É seguro introduzir os bebés e as crianças num regime 100% vegetariano? Claro que sim. Basta seguir certas recomendações para cultivar desde cedo nos mais novos o gosto por alimentos mais naturais e saudáveis. Neste livro, Gabriela Oliveira dá uma ajuda, explicando tudo o que há a saber sobre este regime e apresentando 150 receitas ilustradas entre sugestões de menus e outras dicas.

PARA EDUCAR COM SENTIDO

Educar com Mindfulness

Mikaela Övén

Educar uma criança implica saber lidar com os seus comportamentos previsíveis, mas também com os mais inesperados. Mikaela Övén defende que o mindfulness pode ajudar nisto, possibilitando uma parentalidade mais consciente que fomente a comunicação e a autoestima. Porque conhecer as necessidades de uma criança é meio caminho andado para a fazer sentir-se mais acarinhada.

Pais à Maneira Dinamarquesa

Jessica Joelle Alexander e Iben Dissing Sandahl

O país que nos deu a conhecer conceitos de felicidade como o Hygge e o Lykke também tem alguns segredos para educar crianças mais felizes. Neste livro, a psicoterapeuta dinamarquesa Iben Dissing Sandahl e a americana (casada com um dinamarquês) Jessica Joelle Alexander unem esforços para revelar alguns dos hábitos das famílias da Dinamarca. E espalhar felicidade.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: