10 livros de escritores estrangeiros passados em Portugal

revista-estante-galo-de-barcelos-roteiro

À beira-mar plantado mas não esquecido. Inspirados pelo encanto muito próprio de Lisboa (quase sempre o cenário eleito) ou pela relevância histórica do país (em particular durante a Segunda Guerra Mundial), são muitos os autores estrangeiros que escolhem situar as suas narrativas de ficção em Portugal.

Por Tiago Matos


Autor: Pascal Mercier
Título original: Nachtzug Nach Lissabon

Raimund Gregorius, professor de um colégio suíço, evita que uma mulher se suicide saltando de uma ponte em Berna, e esta presenteia-o com uma palavra em português que, por sua vez, o conduz a um livro de Amadeu de Prado. Intrigado, Gregorius decide, num impulso, abandonar o emprego e meter-se num comboio em direção a Lisboa para saber mais sobre o misterioso autor.


Autor: Robert Wilson
Título original: A Small Death in Lisbon

No final da década de 1990, em Lisboa, o inspetor Zé Coelho, da Polícia Judiciária, investiga o homicídio de uma adolescente perturbada. À primeira vista independente, a investigação está, contudo, intimamente associada a uma missão que Klaus Felsen, um empresário alemão, recebeu em 1941 e que o forçou a alistar-se nas SS e a dirigir-se às montanhas do Norte de Portugal.


Autor: Erich Maria Remarque
Título original: Die Nacht von Lissabon

Com a Europa (e o mundo) prestes a entrar na Segunda Guerra Mundial, um refugiado alemão percorre Lisboa em busca de um navio que o leve, e à mulher, para os Estados Unidos. Para sua surpresa, eis que se aproxima um homem que lhe promete dois bilhetes para Nova Iorque pedindo apenas, em troca, que passe uma noite a ouvir a sua história.


Estados Unidos

Autor: David Leavitt
Título original: The Two Hotel Francforts

Em 1940, com milhares de refugiados em Lisboa à espera de um visto que lhes permita viajar para os Estados Unidos e escapar à Segunda Guerra Mundial, Pete e Julia Winters conhecem Edward e Iris Freleng, outro casal de americanos que, como eles, está hospedado num de dois hotéis Francfort existentes na cidade. A aparente tranquilidade dos casais é, no entanto, posta à prova quando entre Pete e Edward se acende uma intensa paixão.


Estados Unidos

Encontro em Lisboa

Autor: Tom Gabbay
Título original: The Lisbon Crossing

O ano é 1940. Jack Teller, duplo de Hollywood, e Lili Sterne, estrela de cinema, chegam a Lisboa com a intenção de encontrar uma amiga de infância da atriz, que julgam estar perdida entre os milhares de refugiados da cidade. A tarefa é mais difícil do que parece. De pista em pista, Jack visita os mais diversos espaços da capital, familiarizando-se com espiões e estranhas personagens.


Autor: Richard Zimler
Título original: The Last Kabbalist of Lisbon

Em 1506, com Lisboa atormentada por seca, peste e fome, os frades dominicanos instigam a população contra os cristãos-novos, acusando-os de serem os responsáveis pelos contratempos. Como resultado, milhares são queimados na praça pública. Entretanto, no meio do caos, a morte de um mestre cabalista leva o seu sobrinho, Berequias Zarco, à incessante busca pelo assassino.


Itália

Afirma Pereira

Autor: Antonio Tabucchi
Título original: Sostiene Pereira

O velho e passivo Pereira, diretor (e, na verdade, único elemento) da secção cultural do modesto jornal vespertino Lisboa, vê a sua pacata existência abalada ao contratar o jovem Monteiro Rossi para escrever, de antemão, obituários de escritores e outras pessoas famosas que possam morrer em pouco tempo. Um abalo a que não é alheio o facto de decorrer o ano de 1938, quando o fascismo se espalha a galope pela Europa e é impossível permanecer neutro.


Inglaterra

Gosto Disto Aqui

Autor: Kingsley Amis
Título original: I Like It Here

Garnet Bowen detesta sair de Londres e, quando é obrigado a fazê-lo para investigar em Portugal o recluso escritor Wulfstan Strether, parece-lhe que está tudo errado no país: ora é a comida estranha, ora é o calor opressor, ora são as mulheres indecifráveis. Em terras lusitanas envolve-se rapidamente em apuros, mas também passa alguns bons momentos.


Cabo Verde

Dona Pura e os Camaradas de Abril

Autor: Germano Almeida

Um jovem cabo-verdiano vai estudar para Lisboa e aluga um quarto em Campo de Ourique, na casa onde Dona Pura, também cabo-verdiana, que vive com a filha. Ao despertar, na manhã de 25 de abril de 1974, é surpreendido com a notícia da Revolução dos Cravos. A novidade serve de mote para um confronto de pontos de vista à medida que o jovem procura compreender o sucedido e, em simultâneo, se vai enamorando pela filha de Dona Pura.


Autor: Romana Petri
Título original: La Donna Delle Azzorre

Uma italiana muda-se para a ilha do Pico, nos Açores, onde lhe é oferecido emprego como professora de Francês, e depara-se com uma comunidade pobre e isolada que mantém aceso o desejo de migrar rumo a uma civilização industrializada. À medida que vai conhecendo os locais e ouvindo as suas histórias, abraça ela própria o misticismo da região. |

Gostou? Partilhe este artigo: