10 crianças, 10 livros

Pedimos a 10 crianças que escolhessem os seus livros prediletos e justificassem as escolhas. Confira as sugestões dos mais pequenos.

 


A Girafa que Comia Estrelas

José Eduardo Agualusa

“Era uma vez uma girafa chamada Olímpia que de noite comia estrelas. Um dia a Olímpia conheceu uma galinha chamada Dona Margarida e todos os dias a Olímpia a ia visitar. Mas durante um mês a Dona Margarida nunca mais aparecia porque não havia nuvens e então a savana começou a secar. Depois apareceu a galinha e encontraram uma solução: soprar as nuvens para a girafa espirrar e depois choveu durante três dias.”

Beatriz Encarnação
11 anos


Diário de uma Totó: Histórias de Uma Vida Pouco ou Nada Fabulosa

Rachel Renée Russell

“É o meu livro preferido porque conta estórias muito engraçadas sobre uma rapariga de 14 anos. Fala da sua vida como adolescente tanto na escola como em casa. Lidar com o primeiro amor, com as amigas, enfim, nada é fácil na vida dela…”

Bruna Andrade
9 anos


A Toupeira que Queria Saber Quem lhe Fizera Aquilo na Cabeça

Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch

“Porque a toupeira estava sempre a procurar quem lhe tinha feito cocó na cabeça. Procurou, procurou e encontrou.”

Clara Silva
7 anos


Segurança Máxima

Robert Muchamore

“Porque a história é entusiasmante, cheia de aventura, passada nos EUA e protagonizada pelos agentes da CHERUB, que têm uma missão quase impossível relacionada com o tráfico de armas.”

Francisco Alves
12 anos


Lote 12, 2.° Frente

Alice Vieira

“É a estória de uma miúda que muda de casa com 12 anos e que tem uma irmã. Ao longo da história vai descrevendo o processo de adaptação a esse novo meio, que acabou por correr bem. A escritora escreve de uma maneira engraçada, repara em pormenores que mais ninguém repara. Acho que a personagem principal acaba por ser um bocado a própria Alice Vieira, ou seja, um pouco biográfico.”

Laura Oliveira
11 anos


O Túmulo de Tutankhamon

Jen Green

“Eu gosto deste livro porque explica que Howard Carter foi o responsável pela descoberta do túmulo. Explica muita coisa histórica e fabulosa, como por exemplo como escreviam no Egito com hieróglifos (por exemplo, uma mão representa um D). Recomendo aos amigos que leiam este livro para saberem mais sobre o passado do Egito.”

Manuel Barata
8 anos


A Mãe que Chovia

José Luís Peixoto

“É o meu livro preferido, pois fala da saudade de um menino em relação à sua mãe que está longe. Também fala sobre a natureza, tem uns desenhos muito bonitos e é uma linda história de amor.”

Maria Alves
7 anos


A Minha Primeira Enciclopédia dos Dinossauros

“Gosto muito do livro dos dinossauros porque é muito giro. Eles eram selvagens, poderosos e fortes. Dominaram a terra no seu tempo e gosto de saber como viviam.”

Pedro Martins
11 anos


Os Cinco

Enid Blyton

“Porque gosto de aventuras e de como as personagens se relacionam.”

Sebastião Silva
11 anos


Pedro Alecrim

António Mota e Alex Gozblau

“Este livro mostra as dificuldades que as crianças passaram ao não ir à escola e a trabalhar com os pais porque não havia dinheiro.”

Sebastião Thiran
12 anos


Por: Joana Larsen e Catarina Sousa

Gostou? Partilhe este artigo: